Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:46:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:46:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12420 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12420 | - |
Descrição: dc.description | A importância da partilha de conhecimento e do papel dos sistemas do ensino superior na atual economia global do conhecimento tem sido reconhecida ao longo dos últimos anos, por iniciativas e entidades um pouco por todo o mundo. Neste contexto, têm sido fundamentais na criação de oportunidades de inovação pedagógica os movimentos dos Recursos Educacionais Abertos e do Acesso Aberto, por estarem intimamente relacionados com a carreira dos docentes do ensino superior, nomeadamente nas funções pedagógica e científica. | - |
Descrição: dc.description | The importance of knowledge sharing and the role of higher education in the current global knowledge economy has been increasingly recognised in the last years, by entities and initiatives spread across the world. In this context, the open education movement has been essential in creating new pedagogical opportunities, particularly the Open Educational Resources and the Open Access movements, as they are closely related to the academic functions that are intrinsically part of scholarly activities: the pedagogical function, regarding teaching activities and the scientific function, regarding research activities. Within this framework, the current research has revisited the concept of scholarship and the changes that have occurred as response to the challenges of the network society and the global movement of openness to knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Este texto resulta da investigação realizada no doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning (EDeL) orientada pela Prof. Lina Morgado e coorientada pelo Prof. António Teixeira. A investigação encontra-se sediada na Linha 1 do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), Universidade Aberta, unidade de investigação financiada pela FCT, MCTES Portugal. No contexto da linha de investigação referida a tese integrou-se na Rede mundial de doutoramentos sobre Open Educational Resources coordenada pelo Prof. Doutor Fred Mulder†, UNESCO/ICDE Chair Open Educational Resources financiada pela The William and Flora Hewlett Foundation. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | Imprensa da Universidade de Coimbra | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas educacionais abertas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scholarship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open educational resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open access | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open educational practices | - |
Título: dc.title | O movimento dos recursos educacionais abertos e o acesso aberto no ensino superior: o caso de Portugal | - |
Título: dc.title | The open educational resources and open access movements in higher education: the Portuguese case | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: