O movimento dos recursos educacionais abertos e o acesso aberto no ensino superior: o caso de Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCardoso, Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:46:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:46:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12420-
Descrição: dc.descriptionA importância da partilha de conhecimento e do papel dos sistemas do ensino superior na atual economia global do conhecimento tem sido reconhecida ao longo dos últimos anos, por iniciativas e entidades um pouco por todo o mundo. Neste contexto, têm sido fundamentais na criação de oportunidades de inovação pedagógica os movimentos dos Recursos Educacionais Abertos e do Acesso Aberto, por estarem intimamente relacionados com a carreira dos docentes do ensino superior, nomeadamente nas funções pedagógica e científica.-
Descrição: dc.descriptionThe importance of knowledge sharing and the role of higher education in the current global knowledge economy has been increasingly recognised in the last years, by entities and initiatives spread across the world. In this context, the open education movement has been essential in creating new pedagogical opportunities, particularly the Open Educational Resources and the Open Access movements, as they are closely related to the academic functions that are intrinsically part of scholarly activities: the pedagogical function, regarding teaching activities and the scientific function, regarding research activities. Within this framework, the current research has revisited the concept of scholarship and the changes that have occurred as response to the challenges of the network society and the global movement of openness to knowledge.-
Descrição: dc.descriptionEste texto resulta da investigação realizada no doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning (EDeL) orientada pela Prof. Lina Morgado e coorientada pelo Prof. António Teixeira. A investigação encontra-se sediada na Linha 1 do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), Universidade Aberta, unidade de investigação financiada pela FCT, MCTES Portugal. No contexto da linha de investigação referida a tese integrou-se na Rede mundial de doutoramentos sobre Open Educational Resources coordenada pelo Prof. Doutor Fred Mulder†, UNESCO/ICDE Chair Open Educational Resources financiada pela The William and Flora Hewlett Foundation.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta | Imprensa da Universidade de Coimbra-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educacionais abertas-
Palavras-chave: dc.subjectScholarship-
Palavras-chave: dc.subjectOpen educational resources-
Palavras-chave: dc.subjectOpen access-
Palavras-chave: dc.subjectOpen education-
Palavras-chave: dc.subjectOpen educational practices-
Título: dc.titleO movimento dos recursos educacionais abertos e o acesso aberto no ensino superior: o caso de Portugal-
Título: dc.titleThe open educational resources and open access movements in higher education: the Portuguese case-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.