
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Anastácio, Bruna Santana | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Daniela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12388 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12388 | - |
| Descrição: dc.description | As funções executivas integram habilidades relacionadas aos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais e estão em pleno desenvolvimento na infância. Existem alguns programas de intervenção precoce, voltado a crianças inseridas no contexto escolar, que visam exercitar e aprimorar essas funções. Desse modo, o objetivo desse artigo é descrever, testar e validar o Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas - PRÓ-LIFE, detalhando o processo de desenvolvimento e criação. Para tanto, o estudo tem um viés qualitativo com uma testagem em campo e destaca o processo de criação, desenvolvimento e sistematização do PRÓ-LIFE. Apresenta-se o programa com seus componentes e estratégias para aplicação em contextos escolares, destacando as intervenções de forma geral. Ademais, são apresentados os resultados do projeto piloto realizado com crianças de idades entre 4 e 5 anos, que revelam a necessidade de alterar a faixa etária do público-alvo do programa, promovendo reflexões sobre a quantidade de atividades, bem como possibilitou a testagem das dinâmicas de compreensão dos testes psicológicos utilizados para mensuração das habilidades cognitivas das crianças. | - |
| Descrição: dc.description | Executive functions integrate skills related to cognitive, behavioral and emotional aspects and are in full development in childhood. There are some early intervention programs, aimed at children inserted in the school context, which aim to exercise and improve these functions. Thus, the objective of this article is to describe, test and validate the Playful Intervention Program for Executive Functions - PRÓ-LIFE, detailing the process of development and creation. Therefore, the study has a qualitative bias with field testing and highlights the process of creation, development and systematization of PRÓ-LIFE. The program is presented with its components and strategies for application in school contexts, highlighting the interventions in general. In addition, the results of the pilot project carried out with children aged between 4 and 5 years are presented, which reveal the need to change the age group of the program's target audience, promoting reflections on the number of activities, as well as making it possible to test the dynamics of understanding of psychological tests used to measure children's cognitive abilities. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/27026 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Funções executivas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa de intervenção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Executive functions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intervention program | - |
| Título: dc.title | Programa lúdico de intervenção para as funções executivas: estratégias baseadas em games na escola | - |
| Título: dc.title | Playful intervention program for executive functions: strategies based on games at school | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: