“May your heart be your guiding key”: the aesthetic education of Kingdom Hearts

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Autor(es): dc.creatorClariano, Tiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12387-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12387-
Descrição: dc.description“May your heart be your guiding key” é uma máxima recorrentemente dita na saga de videojogos Kingdom Hearts (2002—). A frase costuma ser dita antes da partida para determinadas jornadas e a sua gramática implica um elemento de incerteza que depende das questões fatalistas levantadas pelo enredo. Esta incerteza gera uma tensão entre o poder individual de escolha que a frase solicita e o grande plano do enredo. A capacidade de escolher é um dispositivo narrativo para a auto-determinação das personagens no género literário do Bildungsroman, onde a escolha tem implicações morais e psíquicas para a caracterização das personagens; Franco Moretti defende que “o Bildungsroman pretende construir o Ego e fazer dele o centro indisputável da sua estrutura” (1987). Em Kingdom Hearts, os protagonistas têm de deliberar certos cenários que estão condenados a levar à Guerra das Keyblades. O enredo que junta os vários jogos da saga foca-se no romper deste ciclo. Kingdom Hearts serve uma forma imersível do cânone da Disney, da Pixar e da Square-Enix e, como tal, leva o jogador a fazer escolhas baseadas num contacto profundo com os mundos, enredos e personagens destas produtoras, fazendo dos seus corações chaves que os guiam.-
Descrição: dc.description“May your heart be your guiding key” é uma máxima recorrentemente dita na saga de videojogos Kingdom Hearts (2002—). A frase costuma ser dita antes da partida para determinadas jornadas e a sua gramática implica um elemento de incerteza que depende das questões fatalistas levantadas pelo enredo. Esta incerteza gera uma tensão entre o poder individual de escolha que a frase solicita e o grande plano do enredo. A capacidade de escolher é um dispositivo narrativo para a auto-determinação das personagens no género literário do Bildungsroman, onde a escolha tem implicações morais e psíquicas para a caracterização das personagens; Franco Moretti defende que “o Bildungsroman pretende construir o Ego e fazer dele o centro indisputável da sua estrutura” (1987). Em Kingdom Hearts, os protagonistas têm de deliberar certos cenários que estão condenados a levar à Guerra das Keyblades. O enredo que junta os vários jogos da saga foca-se no romper deste ciclo. Kingdom Hearts serve uma forma imersível do cânone da Disney, da Pixar e da Square-Enix e, como tal, leva o jogador a fazer escolhas baseadas num contacto profundo com os mundos, enredos e personagens destas produtoras, fazendo dos seus corações chaves que os guiam.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/27079-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetics-
Palavras-chave: dc.subjectVideogames-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic education-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectCanon formation-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectVideo-jogos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação estética-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectCânone-
Título: dc.title“May your heart be your guiding key”: the aesthetic education of Kingdom Hearts-
Título: dc.title“May your heart be your guiding key”: a educação estética de Kingdom Hearts-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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