
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Santos, Raquel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12382 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12382 | - |
| Descrição: dc.description | Ainda que a tecnologia tenha um crescimento exponencial e a programação já não seja uma novidade, a sua integração num contexto escolar, que vá para além do saber programar, é muito reduzida. São muitos os autores que defendem que aprender a programar tem de acontecer em contexto e, de preferência, para que os alunos aprendam conceitos de diferentes áreas. Para isso acontecer em sala de aula, é necessário que os professores passem por experiências semelhantes durante a sua formação inicial. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma turma no 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, em que os futuros educadores de infância e professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico abordaram conceitos de lógica booleana através da programação. Faz-se uma descrição da experiência e apresentam-se as perspetivas, aprendizagens e dificuldades dos estudantes ao longo de toda a experiência. Os resultados são positivos, tanto ao nível do conhecimento de programação, como em relação às atitudes e perspetivas dos futuros educadores de infância e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico quanto à sua utilização em sala de aula. | - |
| Descrição: dc.description | Although technology has grown exponentially and programming is no longer a novelty, its integration in a school context, which goes beyond knowing how to program, is very low. Many authors argue that learning to program must happen in context and, preferably, for students to learn concepts from different areas. For this to happen in the classroom, it is necessary for teachers to have similar experiences during their teacher training. This paper presents a case study of a class in the first year of their Teacher Education Program, in which future kindergarten and elementary teachers approached concepts of Boolean logic through programming. A description of the experience is made, and students’ perspectives, learning and difficulties are presented throughout the experience. The results are positive, both in terms of programming knowledge and in relation to the attitudes and perspectives of future kindergarten and elementary teachers regarding their use in the classroom. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/26546 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lógica booleana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scratch | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Boolean logic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programming | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Título: dc.title | Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica | - |
| Título: dc.title | Working with programming to learn logic concepts | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: