O ensino do português língua de herança no distrito de Hudson, MA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Mário Filipe da-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Sónia Filipa Dantas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:51:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:51:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12353-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12353-
Descrição: dc.descriptionO estudo apresentado nesta dissertação versa sobre a língua portuguesa enquanto língua de herança na cidade de Hudson em Massachusetts. Há um crescente interesse em Língua de Herança, alavancado pela globalização e pela consequente crescente multiculturalidade na generalidade dos países. No entanto, as investigações científicas em contextos migratórios são ainda algo reduzidas. Nos Estados Unidos, quer pela sua dimensão geográfica quer pela sua organização política, cingiu-se a análise à região de Hudson. Como objetivo visou-se a análise de respostas de políticas quanto à Língua e ao planeamento linguístico para o ensino do Português como língua de herança. Tendo em conta as políticas educativas dos EUA, partiu-se da análise da sua organização geral para a análise focada no Estado de Massachusetts, com incidência em em Hudson.-
Descrição: dc.descriptionThe study presented in this dissertation is about Portuguese as a Heritage Language in the city of Hudson, Massachusetts. There is a growing interest in Heritage Language, leveraged by globalization and the consequent growing multiculturalism in most countries. However, scientific research in migratory contexts is still somewhat limited. In the United States, both for its geographical size and its political organization, the analysis was limited to the Hudson region. The objective was to analyze policy responses regarding language and language planning for the teaching of Portuguese as a heritage language. Considering the educational policies of the United States, we started from the analysis of its general organization to the analysis focused on the state of Massachusetts, with further emphasis on Hudson.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês língua de herança-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês língua não materna-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de língua-
Palavras-chave: dc.subjectPlaneamento linguístico-
Palavras-chave: dc.subjectHudson-
Palavras-chave: dc.subjectMassachusetts-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos da América-
Palavras-chave: dc.subjectHeritage portuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese as a non native language-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage planning and policy-
Título: dc.titleO ensino do português língua de herança no distrito de Hudson, MA-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.