Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lozano, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Barreiro-Gen, María | - |
Autor(es): dc.creator | D'amato, Dalia | - |
Autor(es): dc.creator | Gago-Cortés, Carmen | - |
Autor(es): dc.creator | Favi, Claudio | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Ricardo Jorge de Albuquerque | - |
Autor(es): dc.creator | Mónus, Ferenc | - |
Autor(es): dc.creator | Caeiro, Sandra | - |
Autor(es): dc.creator | Benayas Del Alamo, Javier | - |
Autor(es): dc.creator | Caldera, Helessage Tharanga Savindi | - |
Autor(es): dc.creator | Bostanci, Sevket Can | - |
Autor(es): dc.creator | Djekic, Ilija | - |
Autor(es): dc.creator | Moneva, Jose M. | - |
Autor(es): dc.creator | Sáenz, Orlando | - |
Autor(es): dc.creator | Awuzie, Bankole | - |
Autor(es): dc.creator | Gladysz, Bartlomiej | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:54:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:54:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12352 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1002/ sd.2396 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12352 | - |
Descrição: dc.description | There has been increasing research on pedagogical approaches, sustainability competences, and how to connect them in Higher Education Institutions (HEIs). This paper's aim is to provide deeper insights into the system of pedagogical approaches and sustainability competences, as well as how these interrelate. A survey was developed to investigate sustainability teaching in 15 HEIs. The survey was sent to educators of each HEI from which 668 responses were obtained. The responses were analysed in a five-step process: (1) descriptive statistics; (2) Pearson correlations; (3) principal component analyses (PCAs) to detect groups; (4) Pearson correlations between the groups; and (5) regressions. The first step provided the base to carry out the PCAs, from which three groups for the pedagogical approaches (Universal, Social, and Environmental) and three for the sustainability competences (Extrospective-social, Introspective-personal, and Cogitative-processual) were obtained. The correlations between the groups showed that: (1) the competences are closely interrelated; (2) the pedagogical approaches are somehow interrelated; and (3) the pedagogical approaches are somehow interrelated to the competences. The regressions showed that the Universal and Social groups would be most suitable to develop all the competences' groups. The Environmental group develops only the cogitative-processual competences' group. The results served as bases to propose the Sustainability Teaching System (STS), which provides deeper insights into the system of pedagogical approaches and sustainability competences by grouping them, as well as showing directionality and strength. To improve sustainability teaching, it is necessary to understand the pedagogical approaches' groups and how they can develop the competences' groups. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education for sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education institutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Holistic thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical approaches | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability competences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Systems thinking | - |
Título: dc.title | Improving sustainability teaching by grouping and interrelating pedagogical approaches and sustainability competences: evidence from 15 worldwide higher education institutions | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: