Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sequeira, Rosa Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, João Arnaldo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:51:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:51:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12348 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação final de mestrado tem como objetivo um olhar compreensivo sobre a evolução do uso dos títulos académicos no contexto universitário de ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) na Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China. Trata-se duma investigação qualitativa e empírica baseada em entrevistas presenciais com professores e alunos universitários da área do PLE, sendo intenção da mesma avaliar como estes dois grupos de agentes, em contexto de sala de aula, percecionam o uso dos títulos e da delicadeza dentro do seu próprio condicionamento cultural, bem como a sua perceção quando postos perante a crítica a esse mesmo condicionamento. Entre outros, este estudo tem como guia teórico os trabalhos de Richard J. Watts, Sachiko Ide e Konrad Ehlich, e suas publicações sobre a questão da delicadeza e a interculturalidade, ambicionando perceber a essência e o valor da delicadeza no contexto cultural e intercultural em que se insere – neste caso o Chinês e o Português. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas da delicadeza, da interculturalidade, da ‘face’, das semânticas de poder, como também, o que define a identidade e o comportamento de certa cultura, ou seja, as componentes linguísticas, históricas, religiosas, sociais, políticas, de classe, etc., com o propósito de entender melhor como estas culturas, através da língua e da comunicação extralinguística, interagem num espaço comum. | - |
Descrição: dc.description | The following Masters final dissertation has for one of its goals, a comprehensive look on the evolution of the usage of academic titles within the Portuguese Foreign Language (PFL) university context in the Macau Special Administrative Region of the People's Republic of China. It consists on a qualitative and empirical investigation based on presential interviews with university level education teachers and students involved in the field of PFL. It is our intention to evaluate how the 2 groups of agents, that take part in the PFL classroom, perceive the usage of titles and politeness within their own cultural conditioning as well as their perception when faced with the critique of that same conditioning. It has for theorical beacon the works of Richard J. Watts, Sachiko Ide e Konrad Ehlich, amongst others, and their publications on the issue of politeness and interculturality. This study hopes to understand the essence and the value of politeness within the cultural and intercultural context where it happens, in this case, the Portuguese and Chinese one(s). A bibliographic research was carried out on the topics of politeness, interculturality, ‘facework’, power semantics, as well, on what defines the identity and behaviour of a specific culture, that is its linguistic, historical, religious, social, political, class, etc, components. With the intent of understanding better how these cultures, through language and non-verbal communication, interact within a shared spaced. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Delicadeza linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formas de tratamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Macau | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic politeness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forms of address interculturalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | PFL teaching | - |
Título: dc.title | O valor e o significado atual da cortesia linguística: os títulos honoríficos académicos na comunicação intercultural entre professores e alunos no contexto da sala de aula universitária do PLE na região administrativa especial de Macau | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: