Perfil do aluno e cidadania: leituras da avaliação externa das escolas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorÁlvaro, Maria Helena-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:22:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:22:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12346-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12346-
Descrição: dc.descriptionA investigação apresentada tem como objetivo conhecer como se posiciona o 3.º ciclo de Avaliação Externa das Escolas (AEE) perante o Perfil do Aluno (PA) e a Área de Cidadania e Desenvolvimento no contexto do currículo do ensino secundário. O estudo é circunscrito a quatro escolas, selecionadas tendo como base os Relatórios do 3.º ciclo da AEE, do ano 2019/2020, pela relevância que têm na regulação do trabalho curricular e no desenvolvimento das Escolas. Partindo do seu quadro de referência e dos quatro domínios em que se estrutura é pertinente recorrer às apreciações dos respetivos Relatórios como critério para apurar os que apresentam referências explicitamente positivas ao trabalho que desenvolvem com vista à prossecução do PA, bem como à articulação curricular que estabelecem com a Cidadania em coerência com os seus documentos internos. A investigação tem uma natureza qualitativa com base na análise documental e de conteúdo, tendo como fontes os Relatórios do 3.º ciclo da AEE. A categorização que serviu de suporte à análise realizada assentou nos domínios da AEE (autoavaliação, liderança e gestão, prestação do serviço educativo e resultados) e nos conceitos de PA; Cidadania; Autonomia e Flexibilidade Curricular e Aprendizagens Essenciais. A análise considerou quatro tipos de resultados: pontos fortes, área de melhoria, avaliação favorável e desfavorável. Dos resultados apurados podemos concluir que nos documentos internos, apesar de existir referência a intencionalidade, ainda carece de desenvolvimento a operacionalização de práticas pedagógicas no que respeita ao PA.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora-
Relação: dc.relationMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação externa de escolas-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil do aluno-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectFlexibilidade curricular-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagens essenciais-
Título: dc.titlePerfil do aluno e cidadania: leituras da avaliação externa das escolas-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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