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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Marques, Eliane Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:46:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:46:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12345 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12345 | - |
Descrição: dc.description | No presente artigo objetiva-se a compreensão do impacto de mecanismos de avaliação como a avaliação externa, os exames nacionais ou, num plano transnacional, a participação de alunos portugueses em estudos internacionais como o PISA na gestão curricular no nível micro, representado pelos professores. Para tal, adotou-se a metodologia de pesquisa e de análise bibliográfica, versando temáticas como: (i) a evolução da noção de currículo; (ii) o currículo à luz do novo paradigma curricular e o seu reflexo nos normativos legais; (iii) o paradigma interpessoal de aprendizagem como possibilidade de desenvolvimento do currículo; (iv) o conceito de currículo enquanto projeto contextualizado e constructo coletivo; (v) o papel do professor enquanto gestor curricular; (vi) as repercussões da avaliação externa na deliberação dos professores e as consequências inerentes à gestão do currículo. Conclui-se pela presença de contradições em todas as fases do desenvolvimento curricular, desde a conceção do currículo até à sua avaliação, bem como pela forte hegemonia do Estado em matéria de decisão curricular, fatores que dificultam a implementação do disposto em matéria de autonomia, flexibilidade e articulação curriculares. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora | - |
Relação: dc.relation | Mechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resultados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação externa | - |
Título: dc.title | (Ad)ministrar o currículo sob a égide da avaliação externa | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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