(Ad)ministrar o currículo sob a égide da avaliação externa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMarques, Eliane Moreira-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:46:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:46:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12345-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12345-
Descrição: dc.descriptionNo presente artigo objetiva-se a compreensão do impacto de mecanismos de avaliação como a avaliação externa, os exames nacionais ou, num plano transnacional, a participação de alunos portugueses em estudos internacionais como o PISA na gestão curricular no nível micro, representado pelos professores. Para tal, adotou-se a metodologia de pesquisa e de análise bibliográfica, versando temáticas como: (i) a evolução da noção de currículo; (ii) o currículo à luz do novo paradigma curricular e o seu reflexo nos normativos legais; (iii) o paradigma interpessoal de aprendizagem como possibilidade de desenvolvimento do currículo; (iv) o conceito de currículo enquanto projeto contextualizado e constructo coletivo; (v) o papel do professor enquanto gestor curricular; (vi) as repercussões da avaliação externa na deliberação dos professores e as consequências inerentes à gestão do currículo. Conclui-se pela presença de contradições em todas as fases do desenvolvimento curricular, desde a conceção do currículo até à sua avaliação, bem como pela forte hegemonia do Estado em matéria de decisão curricular, fatores que dificultam a implementação do disposto em matéria de autonomia, flexibilidade e articulação curriculares.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora-
Relação: dc.relationMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento curricular-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectResultados-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação externa-
Título: dc.title(Ad)ministrar o currículo sob a égide da avaliação externa-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.