Ensaios de transposição de narrativas textuais para plataformas digitais 2d e 3d aplicadas ao ensino superior a distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorTavares, Dina-
Autor(es): dc.contributorSantos, Filipe-
Autor(es): dc.contributorPinto, Hélia-
Autor(es): dc.contributorDias, Isabel Simões-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Marta-
Autor(es): dc.contributorDuarte, Nicole-
Autor(es): dc.contributorMorouço, Pedro-
Autor(es): dc.contributorTadeu, Pedro-
Autor(es): dc.contributorMatos, Rui-
Autor(es): dc.contributorMilhano, Sandrina-
Autor(es): dc.creatorBonfim, Cristiane-
Autor(es): dc.creatorLacet, Demetrius-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Leonel-
Autor(es): dc.creatorPedrosa, Daniela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:53:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:53:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12339-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12339-
Descrição: dc.descriptionAs narrativas textuais têm sido utilizadas de diversas formas na educação. Analisámos as narrativas empregues num caso de abordagem didática baseada em aprendizagem situada, autorregulação e corregulação das aprendizagens, e avaliação formativa, designada e-SimProgramming, numa unidade curricular (UC) de Engenharia Informática do ensino superior português a distância. Visou-se neste trabalho verificar quais as adaptações necessárias para a transposição destas narrativas para os formatos 2D (em BD, Banda Desenhada) e 3D, com a expetativa de impulsionar uma maior imersividade dos estudantes nas narrativas. A UC é desenvolvida em seis tópicos sequenciais com conteúdos e atividades acedidas pelos estudantes de forma assíncrona na platafor-ma Moodle. Neste contexto, a UC utiliza atualmente narrativas em formato textual, desenvolvidas utilizando a técnica OC2RD2, com o objetivo de provocar o sentimento de “imersão na história”. A metodologia aplicada neste ensaio de transposição foi a DSR Design Science Research, com vista a identificar métodos eficazes para essa transposição. Foram realizados dois ensaios na fase de Design do Artefato da DSR, de cocriação interdisciplinar, para a transposição das narrativas tex-tuais de um dos tópicos da UC. As ferramentas utilizadas nestes ensaios de transposição foram a Magic Board Theater (3D) e a Banda Desenhada Player (2D), descritas em trabalho anterior. Os ensaios de transposição foram realizados a partir da adaptação dos elementos (personagens e ce-nários) pré-existentes nas ferramentas, ou seja, descontextualizados dos idealizados para a UC. Na análise comparativa entre as plataformas 2D e 3D, constatou-se que a plataforma de visualização de BD atende melhor aos requisitos da UC em seu contexto de oferta a distância, tendo em consi-deração fatores como: visualização sem tempo pré-definido; acesso sem necessidade de grande largura de banda de Internet; conexão com ficheiros externos dentro do contexto dos diálogos (in-clusivamente ficheiros multimédia); responsividade e fácil integração com a plataforma Moodle e permite imprimir ou exportar as narrativas para formato externo. Pelos resultados preliminares é possível afirmar que a transposição dos elementos de narrativas textuais para BD é uma opção viável e a ser considerada para o uso de narrativas no Ensino Superior a Distância em Cursos de Informática na transição do nível básico para o avançado.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho foi financiado no âmbito do projeto LIFE SKILLS FOR EMPLOYMENT IN COVID-19 ERA THROUGH VR INNOVATION, cofinanciado pelo programa ERASMUS + da União Europeia. Projeto n.º: 2020-1-UK01-KA226-HE-094705. D. Pedrosa agradece à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e ao CIDTFF pelo apoio ao abrigo do estímulo ao emprego científico 2017, no âmbito do projeto CEECIND/00986/2017. E do projeto UID/ CED/00194/2020. Cristiane Bonfim agradece ao Instituto Federal de Brasília (IFB) o apoio de licença de qualificação para Doutoramento em Multimédia em Educação Universidade de Aveiro, Portugal. Processo Nº 23508.000982.2021-67.-
Descrição: dc.descriptionPOCI-01-0145-FEDER-030040-
Descrição: dc.descriptionUID/CED/00194/2020-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais-
Relação: dc.relationNot Available-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectImersividade-
Palavras-chave: dc.subjectBanda desenhada-
Palavras-chave: dc.subject3D-
Palavras-chave: dc.subjecte-learning-
Título: dc.titleEnsaios de transposição de narrativas textuais para plataformas digitais 2d e 3d aplicadas ao ensino superior a distância-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.