Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Dina | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Filipe | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Hélia | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Isabel Simões | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Marta | - |
Autor(es): dc.contributor | Duarte, Nicole | - |
Autor(es): dc.contributor | Morouço, Pedro | - |
Autor(es): dc.contributor | Tadeu, Pedro | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Rui | - |
Autor(es): dc.contributor | Milhano, Sandrina | - |
Autor(es): dc.creator | Bonfim, Cristiane | - |
Autor(es): dc.creator | Lacet, Demetrius | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrosa, Daniela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12339 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12339 | - |
Descrição: dc.description | As narrativas textuais têm sido utilizadas de diversas formas na educação. Analisámos as narrativas empregues num caso de abordagem didática baseada em aprendizagem situada, autorregulação e corregulação das aprendizagens, e avaliação formativa, designada e-SimProgramming, numa unidade curricular (UC) de Engenharia Informática do ensino superior português a distância. Visou-se neste trabalho verificar quais as adaptações necessárias para a transposição destas narrativas para os formatos 2D (em BD, Banda Desenhada) e 3D, com a expetativa de impulsionar uma maior imersividade dos estudantes nas narrativas. A UC é desenvolvida em seis tópicos sequenciais com conteúdos e atividades acedidas pelos estudantes de forma assíncrona na platafor-ma Moodle. Neste contexto, a UC utiliza atualmente narrativas em formato textual, desenvolvidas utilizando a técnica OC2RD2, com o objetivo de provocar o sentimento de “imersão na história”. A metodologia aplicada neste ensaio de transposição foi a DSR Design Science Research, com vista a identificar métodos eficazes para essa transposição. Foram realizados dois ensaios na fase de Design do Artefato da DSR, de cocriação interdisciplinar, para a transposição das narrativas tex-tuais de um dos tópicos da UC. As ferramentas utilizadas nestes ensaios de transposição foram a Magic Board Theater (3D) e a Banda Desenhada Player (2D), descritas em trabalho anterior. Os ensaios de transposição foram realizados a partir da adaptação dos elementos (personagens e ce-nários) pré-existentes nas ferramentas, ou seja, descontextualizados dos idealizados para a UC. Na análise comparativa entre as plataformas 2D e 3D, constatou-se que a plataforma de visualização de BD atende melhor aos requisitos da UC em seu contexto de oferta a distância, tendo em consi-deração fatores como: visualização sem tempo pré-definido; acesso sem necessidade de grande largura de banda de Internet; conexão com ficheiros externos dentro do contexto dos diálogos (in-clusivamente ficheiros multimédia); responsividade e fácil integração com a plataforma Moodle e permite imprimir ou exportar as narrativas para formato externo. Pelos resultados preliminares é possível afirmar que a transposição dos elementos de narrativas textuais para BD é uma opção viável e a ser considerada para o uso de narrativas no Ensino Superior a Distância em Cursos de Informática na transição do nível básico para o avançado. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho foi financiado no âmbito do projeto LIFE SKILLS FOR EMPLOYMENT IN COVID-19 ERA THROUGH VR INNOVATION, cofinanciado pelo programa ERASMUS + da União Europeia. Projeto n.º: 2020-1-UK01-KA226-HE-094705. D. Pedrosa agradece à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e ao CIDTFF pelo apoio ao abrigo do estímulo ao emprego científico 2017, no âmbito do projeto CEECIND/00986/2017. E do projeto UID/ CED/00194/2020. Cristiane Bonfim agradece ao Instituto Federal de Brasília (IFB) o apoio de licença de qualificação para Doutoramento em Multimédia em Educação Universidade de Aveiro, Portugal. Processo Nº 23508.000982.2021-67. | - |
Descrição: dc.description | POCI-01-0145-FEDER-030040 | - |
Descrição: dc.description | UID/CED/00194/2020 | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Not Available | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imersividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banda desenhada | - |
Palavras-chave: dc.subject | 3D | - |
Palavras-chave: dc.subject | e-learning | - |
Título: dc.title | Ensaios de transposição de narrativas textuais para plataformas digitais 2d e 3d aplicadas ao ensino superior a distância | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: