Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Cristina Maria Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12329 | - |
Descrição: dc.description | Deve-se, precocemente, proporcionar o contacto com diferentes recursos de leitura e de qualidade literária. O contacto com a literatura não promove apenas a aprendizagem da leitura, há outras aprendizagens e estruturas mentais que também se desenvolvem. Neste sentido, atualmente as Bibliotecas Escolares desempenham um papel fundamental na promoção da leitura, sendo este o foco do presente estudo. O processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, assenta num conjunto de elementos e procedimentos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a diferentes atores, nomeadamente aos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), mais concretamente aos alunos do terceiro e quarto anos, conforme sugere o MABE (Portugal, 2018, p.57). O estudo apresentado nesta dissertação focaliza-se na análise das questões que remetem, mais diretamente, para a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores no 1.º CEB. Assim, procede-se à análise dos valores obtidos nos dois períodos temporais examinados – 2015/2017 – em quatro distritos do território nacional. Tratando-se de um estudo sobretudo de natureza quantitativa, procura-se também explorar algumas hipóteses e desenhar algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar na formação de leitores nos primeiros anos de ensino. | - |
Descrição: dc.description | The contact with different reading and literary quality resources should be promoted from an early stage. The interaction with literature promotes not only the learning of reading, but also other learning and mental structures that are developed in the process. In this sense, School Libraries nowadays play a fundamental role in the promotion of reading, this being the primary focus of this study. The evaluation process of the School Libraries, developed by the [Portuguese] Office for the Network of School Libraries, is based on a set of elements and procedures, amongst which are the collecting of data through the use of questionnaires applied to different actors, namely to the Primary School students, more especially, to the third and fourth grade students. The study presented in this dissertation focus on the analysis of questions related, in a more direct way, to the importance of the School Library in the training of readers in Primary Schools. Hence, we have done an analysis focused on the values obtained on the two examined time periods – 2015 and 2017 - in four administrative districts of the Portuguese territory. Even though this study is basically a quantitative analysis, the aim is also to explore several hypothesis and draw some perspectives about the role of the School Library in the guidance of readers in the early school years. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | 1º ciclo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de avaliação das bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation model of the school library | - |
Título: dc.title | A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: