Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Trindade, Sara Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Joana Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:52:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:52:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12327 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12327 | - |
Descrição: dc.description | The present study takes as a starting point the COVID-19 lockdown to which Portuguese and Brazilian schools were confined during 2020, to trace the scenario regarding the training needs of secondary education teachers in terms of digital skills. The research questions seek, firstly, to understand how the transition from face-to-face environments to digital environments was carried out in those countries and, secondly, to assess how to improve digital skills in education when considering a post-pandemic future. The results, obtained from responses by 300 teachers to a questionnaire survey, are in line with the conclusions of the intense research that has been conducted in this area: the COVID-19 pandemic has made teachers’ digital training more urgent, and has highlighted the importance of integrating digital environments in education, both as a strategy for the continuity and sustainability of education itself, and as a fluid space that allows the development of practices that enhance quality learning. The analysis also allows us to perceive the differences and similarities in terms of education between two countries that share the same language and have historical proximity, but different socioeconomic indices. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | http://www.ijiet.org/show-157-2294-1.html | - |
Palavras-chave: dc.subject | Improving classroom teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical issues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher professional development | - |
Título: dc.title | Teaching during the pandemic: an exploratory study in Portuguese and Brazilian secondary education teachers: exploratory study in Portugal and Brazil reflecting the need for teacher training | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: