Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Inês, Helena | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, José A. | - |
Autor(es): dc.creator | Abelha, Marta | - |
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12247 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/educsci12100652 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12247 | - |
Descrição: dc.description | This article focuses on how curricular and pedagogical differentiation for students of special education is perceived by teachers of the second cycle of basic education in Portugal. The objectives of this research were (i) to inquire about the teachers’ perceptions regarding their training path and their training needs; (ii) to characterize the teaching practices of teachers, aimed at students of special education; and (iii) to learn the perceptions of these teachers regarding their curricular and pedagogical practices directed at students of special education—this called for an interpretative methodology. The data were collected through semi-structured interviews and subjected to content analysis. The results indicate a widespread concern with teachers’ current professional development and the management of diversity. The respondents’ perceptions, shown as favorable to change, are in line with personalized work, enhancing visible contributions to students’ personal and social development. | - |
Descrição: dc.description | This research was funded by Fundação para a Ciência e a Tecnologia S.A. (FCT), grant number SFRH/BD/136655/2018, and projects UIDB/04372/2020 and UIDP/04372/2020 | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | MDPI | - |
Relação: dc.relation | alterado para: A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades” | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | https://www.mdpi.com/2227-7102/12/10/652 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher professional development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practice | - |
Título: dc.title | Teaching students with learning difficulties or disabilities: regular education teachers’ professional development and practices | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: