Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Garcia, Jardel | - |
Autor(es): dc.creator | Nobre, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:54:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:54:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12212 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29620 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12212 | - |
Descrição: dc.description | Mestrado em Pedagogia do eLearning | - |
Descrição: dc.description | O conceito e a cultura por detrás da Educação Aberta é abranger o maior número de pes-soas possível de maneira gratuita e acessível. Desse modo, faz-se necessário promover essa cultura dentro das instituições e nas agendas políticas dos governos para que tais ações cheguem até “a linha de frente” da educação: professores e alunos. As suas práticas geralmente estão fundamentadas em planos de aula, os quais, por sua vez, dependendo da sua construção, podem ou não estar adequados ao contexto no qual se inserem. Nesse viés, o presente trabalho consistiu em produzir um Recurso Educacional Aberto (REA), na forma de um software digital online, cujo objetivo é disponibilizar um espaço para a criação colaborativa e compartilhamento de planos de aula em um modelo inovador: o das Coreografias Didáticas - uma poderosa forma de prever, compreender e delinear as aprendizagens necessárias para cada estudante em cada contexto e domínio. O modelo serviu de base para criar o software Proscenium, que foi desenvolvido com a finalidade de contribuir tanto para a Educação Aberta quanto para a disseminação das Coreografias Didáticas, ainda pouco popularizadas em diversas partes do mundo. Já disponibilizado para testes, o Proscenium demonstrou efetividade na concepção do planejamento pedagógico de professores e evidenciou oportunidades de melhoria que auxiliarão na sua configuração como uma tecnologia aberta. | - |
Descrição: dc.description | The concept and culture behind Open Education is to reach as many people as possible in a free and accessible way. Thus, it is necessary to promote this culture within institutions and in the political agendas of governments so that such actions reach the “front line” of education: teachers and students. Their practices are usually based on lesson plans, which, in turn, depending on their construction, may or may not be suitable for the context in which they are inserted. In this vein, the present paper consisted of producing an OER (in the form of an online digital software) whose objective is to provide a space for the collaborative creation and sharing of lesson plans in an innovative model: the Choreographies of Teaching - a powerful way to predict, understand and delineate the learning needed for each student in each context and domain. The model served as the basis for creating the Proscenium software, which was developed with the aim of contributing both to Open Education and to the dissemination of Choreographies of Teaching, still not very popular in several parts of the world. Already available for testing, Proscenium has demonstrated effectiveness in the design of pedagogical planning for teachers and evidenced opportunities for improvement that will help in its configuration as an open technology. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Aveiro | - |
Relação: dc.relation | https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/29620/20509 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coreografias didáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open educational resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Choreographies of teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open technology | - |
Título: dc.title | PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas | - |
Título: dc.title | PROSCENIUM: an open educational resource to share and promote choreographies of teaching | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: