Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:54:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:54:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12211 | - |
Descrição: dc.description | O presente relatório decorre de uma iniciativa da Coordenação do Mestrado em Supervisão Pedagógica (MSVP), da Universidade Aberta, que pretendeu averiguar o percurso recente dos graduados do MSVP dos últimos 5 anos. Este questionário pretende mapear os efeitos da experiência de aprendizagem desenvolvidos no Mestrado em Supervisão Pedagógica, grau que foi adquirido na Universidade Aberta. O objetivo específico é o de identificar os efeitos que a obtenção desse grau teve nas carreiras profissionais e académicas dos seus graduados. Este objetivo enquadra-se na preocupação em conhecer os efeitos da formação que a Universidade Aberta disponibiliza, quer para perceber eventuais necessidades de reajustamento do Curso, e validar o perfil de formação oferecido, quer para desenhar formas mais apropriadas de aprofundar as relações com os ex-estudantes do MSVP. Para concretizar o objetivo referido organizou-se um pequeno online que foi disponibilizado aos destinatários durante cerca de dez dias no início de setembro de 2022. O questionário estava organizado em três blocos: o primeiro para caraterizar o perfil pessoal e profissional dos respondentes; o segundo para permitir que os graduados apreciassem o contributo da formação realizada na UAberta para o seu desenvolvimento profissional; o terceiro que aquilatava dos efeitos da capacitação profissional, permitida pelo MSVP, e respetivos efeitos na atividade profissional atual. O questionário perguntava, ainda, acerca da disponibilidade / interesse que os respondentes teriam em integrar um grupo de investigação (Comunidade de prática investigativa) associado ao domínio concetual da Supervisão Pedagógica, aspeto que não foi integrado no presente relatório. As respostas recebidas foram validadas e delas se fez um tratamento estatístico descritivo, com recurso ao programa SPSS. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduados | - |
Palavras-chave: dc.subject | 2018-2022 | - |
Título: dc.title | Percurso dos graduados do MSVP: para quê um Mestrado em Supervisão Pedagógica?: 2018-2022 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: