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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Grave-Resendes, Lídia | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:53:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:53:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/1216 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1216 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | O tema deste estudo centra-se na problemática da inovação e mudança nas escolas do 1º ciclo, de grandes dimensões, em agrupamento, do concelho de Loures. Em 98, introduz-se em todas as escolas públicas um novo regime de autonomia, administração e gestão, baseado teoricamente na ideia da escola como centro das políticas educativas. Em 2003, através do ordenamento da rede educativa, procura-se agrupar todas as escolas em unidades de gestão, privilegiando os agrupamentos verticais. Esta investigação dá a conhecer a nova “organização educativa de escolas – os agrupamentos” e a situação em que se encontram as escolas do 1ºciclo e os seus actores, a nível de inovação e mudança. No sentido de apresentar um trabalho perceptível e coerente, fez – se um levantamento bibliográfico, a nível teórico e empírico destro desta temática. O estudo empírico deste trabalho visa caracterizar e identificar a perspectiva dos actores (professores com mais de quatro anos de serviço) sobre a promoção da inovação e mudança nas escolas do 1º ciclo em agrupamento, tendo como foco a liderança (comunicação; participação; inovação), a formação contínua e a biblioteca escolar. Escolheu-se uma abordagem descritiva e interpretativa como método de investigação. A estratégia de investigação seleccionada foi o estudo extensivo ou survey, optando-se pelo inquérito por questionário, como principal técnica de recolha de dados empíricos. A análise dos dados recolhidos demonstrou que as escolas do 1º ciclo em agrupamento apresentam actualmente duas estratégias de inovação em franco desenvolvimento: a formação contínua e a biblioteca escolar, explicando-se pelas condições estruturantes de apoio exógenas (rede de bibliotecas escolares, bibliotecas publicas, plano nacional de leitura e instituições de ensino superior). A nível de liderança as conclusões apontam que os professores mais empreendedores da inovação e mudança não são valorizados pelo órgão de gestão. O excesso de burocratização é a base da comunicação entre os A promoção da inovação e mudança nas escolas do 1ºciclo, em agrupamento, no concelho de Loures vários actores, consolidando-se uma imposição burocrática de soluções uniformes para todos os ciclos, não tendo em conta a especificidade do 1º ciclo. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico | - |
Palavras-chave: dc.subject | 1º Ciclo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agrupamento de escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudanças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação contínua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Loures | - |
Título: dc.title | A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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