A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGrave-Resendes, Lídia-
Autor(es): dc.creatorCosta, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:53:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:53:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1216-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO tema deste estudo centra-se na problemática da inovação e mudança nas escolas do 1º ciclo, de grandes dimensões, em agrupamento, do concelho de Loures. Em 98, introduz-se em todas as escolas públicas um novo regime de autonomia, administração e gestão, baseado teoricamente na ideia da escola como centro das políticas educativas. Em 2003, através do ordenamento da rede educativa, procura-se agrupar todas as escolas em unidades de gestão, privilegiando os agrupamentos verticais. Esta investigação dá a conhecer a nova “organização educativa de escolas – os agrupamentos” e a situação em que se encontram as escolas do 1ºciclo e os seus actores, a nível de inovação e mudança. No sentido de apresentar um trabalho perceptível e coerente, fez – se um levantamento bibliográfico, a nível teórico e empírico destro desta temática. O estudo empírico deste trabalho visa caracterizar e identificar a perspectiva dos actores (professores com mais de quatro anos de serviço) sobre a promoção da inovação e mudança nas escolas do 1º ciclo em agrupamento, tendo como foco a liderança (comunicação; participação; inovação), a formação contínua e a biblioteca escolar. Escolheu-se uma abordagem descritiva e interpretativa como método de investigação. A estratégia de investigação seleccionada foi o estudo extensivo ou survey, optando-se pelo inquérito por questionário, como principal técnica de recolha de dados empíricos. A análise dos dados recolhidos demonstrou que as escolas do 1º ciclo em agrupamento apresentam actualmente duas estratégias de inovação em franco desenvolvimento: a formação contínua e a biblioteca escolar, explicando-se pelas condições estruturantes de apoio exógenas (rede de bibliotecas escolares, bibliotecas publicas, plano nacional de leitura e instituições de ensino superior). A nível de liderança as conclusões apontam que os professores mais empreendedores da inovação e mudança não são valorizados pelo órgão de gestão. O excesso de burocratização é a base da comunicação entre os A promoção da inovação e mudança nas escolas do 1ºciclo, em agrupamento, no concelho de Loures vários actores, consolidando-se uma imposição burocrática de soluções uniformes para todos os ciclos, não tendo em conta a especificidade do 1º ciclo.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subject1º Ciclo-
Palavras-chave: dc.subjectAgrupamento de escolas-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educativas-
Palavras-chave: dc.subjectMudanças-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectFormação contínua-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectLoures-
Título: dc.titleA promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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