Ciclo de vida, desenvolvimento profissional, gestão escolar : uma abordagem biográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSerra, Fernando-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Marina Alexandra Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:53:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:53:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1215-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1215-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente investigação enquadra-se na temática do ciclo de vida e desenvolvimento profissional e visa retratar uma situação singular, a do ciclo de vida profissional de um professor com larga experiência em gestão escolar. A revisão bibliográfica foi direccionada a partir de três vertentes, primeira o ciclo de vida profissional no qual o professor atravessa diferentes fases ao longo da sua carreira profissional; outra corresponde ao desenvolvimento profissional que se adquire através de um acumular de experiências ao longo do percurso profissional; e a terceira é preenchida pelas políticas administrativas e consequentes modelos de gestão no âmbito das funções do Presidente do Conselho Directivo/Executivo. Quanto à metodologia utilizada enveredámos pela qualitativa, de forma a obtermos através das entrevistas uma história de vida contada na primeira pessoa do singular, pela pessoa de um professor aposentado que desempenhou durante alguns anos o cargo de Presidente do Conselho Directivo e posteriormente Presidente do Conselho Executivo. Chegou-se à conclusão de que o entrevistado apresentou um ciclo de vida harmonioso e um desenvolvimento profissional cada vez mais elaborado porque a idade e os anos acarretaram uma certa experiência, revelando total satisfação pelo facto de ter seguido a carreira de docente no contexto da gestão escolar. As conclusões deste estudo, não podendo ser generalizáveis, permitem a compreensão do sentimento de agrado e de dever cumprido face à gestão de uma escola, seguindo um caminho da adaptação aos vários modelos da gestão escolar implementados pelos sucessivos Governos. Poderá servir de exemplo para os actuais ou futuros Presidentes do Conselho Executivo, bem como para uma consulta por parte dos legisladores aquando da intenção de legislar dentro da esfera da gestão escolar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present investigation fits the theme of the cycle of life and professional development and aims to represent a singular situation, the professional life cycle of a teacher with a broad experience concerning school management. The bibliographical revision was directed from three aspects, the first one, the professional life cycle in which the teacher crosses different stages throughout his professional career; the second one corresponds to the professional development that acquires through a mount up of experiences throughout his professional journey; and the third one is filled by the administrative affairs and consequent models of management in the extent of the President of the Directive/Executive counsel’s functions. As far as methodology used, we chose the qualitative one so we could obtain through interviews, a story of life told in the first person of the singular, in the person of a retired teacher who carried out for some years the post of President of the Directive Counsel and subsequently of President of the Executive Counsel. It got to the conclusion that the interviewed presented a harmonious life cycle and a gradually elaborate professional development because age carried out a certain experience, reveling total satisfaction due to having pursued a teacher career in school management context. This study’s conclusions, not susceptible of generalization, allow the comprehension of the sentiment of comfort and fulfilled duty concerning school management, fallowing a path of adaptation to the several models of school management implemented by the successive Governments. It may serve as an example for the current or future Executive Counsel Presidents as well as for a consult in behalf of legislators with the intent to legislate within the school’s management sphere.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPlaneamento e administração da educação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de estabelecimentos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Título: dc.titleCiclo de vida, desenvolvimento profissional, gestão escolar : uma abordagem biográfica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.