
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Carla Aurélia de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12158 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/uab.cc.17 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12158 | - |
| Descrição: dc.description | A expressão da emoção, de um ponto de vista discursivo, pode ser vista através de uma análise cognitiva dos conceitos e expressões (Athanasiadou & Tabakowska; 1998; Kövecses, 1998, pp. 127-152), e pode também ser analisada no âmbito do trabalho interacional (Goffman, 1981). A análise das estratégias discursivas (Gumperz, 1989) permite compreender a coconstrução das "expectativas partilhadas" associadas aos "frames" (Gumperz, 1980, pp. 103-104; Tannen, 1993). Tomando como referência um corpus oral de um programa de rádio de conversas telefónicas sobre futebol português (Almeida, 2012), iremos analisar "estratégias de envolvimento" (Tannen, 1989, p.1) desenvolvidas através de um mecanismo discursivo baseado na expressão de metáforas e imagens imaginadas. Considerando a emoção no quadro do trabalho interacional desenvolvido pelos interactantes em conversação (Edwards, 2001, p. 236), analisaremos a "construção do ponto de vista do narrador" (Borkent, 2017, p. 547) com marcadores como pronomes pessoais, expressões temporais e marcadores de tempo (Vandelanotte & Dancygier, 2017, p. 6). Analisaremos também a seleção, feita pelos participantes, das estratégias discursivas de sarcasmo. Finalmente, vamos relacionar os resultados aqui em questão com a teoria dos espaços mentais e da integração conceptual ("blending") de G. Fauconnier & M. Turner (2002). | - |
| Descrição: dc.description | The discursive expression of emotion can be pursued through a cognitive analysis of the corresponding concepts and expressions (Athanasiadou & Tabakowska, 1998; Kövecses, 1998, pp. 127-152). It can also be analysed under the frame of interactional work (Goffman, 1981). The analysis of discursive strategies (Gumperz, 1989) allows the understanding of the co-construction of the “shared expectations” that 252 are associated with “frames” (Gumperz, 1980, pp. 103-104; Tannen, 1993). Considering an oral corpus from a Portuguese football radio phone-in program (Almeida, 2012), we will first analyse “involvement strategies” (Tannen, 1989, p.1) developed through a discursive mechanism based on the expression of metaphors and images. Addressing emotion in the interactional framework developed by interactants in conversation (Edwards, 2001, p. 236), we will also analyse the “narrator viewpoint construction” (Borkent, 2017, p. 547) as well as the viewpoint markers such as personal pronouns, temporal expressions and tense markers (Vandelanotte & Dancygier, 2017, p. 6). Finally, the selection of the discourse strategies of sarcasm made by participants will be analysed, and related to the theory of blending (cf. Fauconnier & Turner, 2002). | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
| Relação: dc.relation | http://hdl.handle.net/10400.2/11978 | - |
| Relação: dc.relation | https://portal.uab.pt/colecao-ciencia-e-cultura/ | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias discursivas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Marcadores de ponto de vista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metáforas | - |
| Título: dc.title | "É com imenso prazer que verei todos aqueles náufragos agarrados ao seu salva-vidas...”: criatividade numa interação num programa de rádio sobre futebol | - |
| Título: dc.title | “It is with great pleasure that I will see all those shipwrecks hanging on to their rescue boat...”: creativity on football radio phone-in interaction | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: