Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Luís Filipe de Amaral | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12154 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12154 | - |
Descrição: dc.description | Produção científica integrada na investigação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta. | - |
Descrição: dc.description | A pandemia obrigou as instituições educativas a substituir os ambientes face-a-face por ambientes a distância, assumindo a designação de Ensino Remoto de Emergência. É neste contexto que a formação de professores que se apresenta neste texto emergiu como elemento crucial para mitigar as dificuldades que os docentes sentiram naquele período. Assim, identificamos a ação de formação “Microsoft Teams aplicado à docência” enquanto atividade resultante de um projeto direcionado aos professores de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, nos Açores. Após perspetivarmos a contextualização teórica que suporta a formação e a contextualização metodológica, posteriormente focamos a ação de formação, especificando o contexto, a caracterização e a sinopse das sessões respetivas. Tendo-se demonstrado a sua relevância, e não apenas por motivos determinados pela situação pandémica, é possível concluir que o projeto inovador de formação constitui também um contributo no âmbito dos planos de transição digital, incluindo a nível nacional. | - |
Descrição: dc.description | The pandemic forced educational institutions to replace face-to-face environments with distance environments, assuming the designation of Emergency Remote Teaching. It is in this context that the teacher training presented in this text emerged, as a crucial element to mitigate the difficulties that teachers felt in that period. Thus, the training action “Microsoft Teams applied to teaching” is an activity resulting from a project aimed at teachers from a group of schools on the island of S. Miguel, in the Azores, Portugal. After focusing on the theoretical and the methodological frameworks, which support the teacher training, we then focus on the training action, specifying its context, characterization and sessions. Having demonstrated its relevance, and not only for reasons determined by the pandemic situation, it is possible to conclude that the innovative training project also constitutes a contribution within the scope of the digital transition plans, including at a national level. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | - |
Relação: dc.relation | https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/25454 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microsoft Teams | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação contínua de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico e secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Confinamento pandémico da COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transição digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuous teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary and secondary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 pandemic confinement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital transition | - |
Título: dc.title | Microsoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formação | - |
Título: dc.title | Microsoft Teams in basic and secondary school: an innovative teaching training project | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: