O contributo dos cursos de educação formação para o sucesso escolar e pessoal dos alunos : lógicas e práticas de acção em contexto de ensino profissionalizante

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarreto, Maria Antónia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Henrique Nuno Jacinto Dias de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:53:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:53:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1214-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1214-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO trabalho que aqui se apresenta teve como intuito investigar sobre os Cursos de Educação e Formação. Esta via de escolarização representa uma alternativa que se pretende de grande eficiência na inclusão de alunos de quem o percurso escolar não se cumpriu conforme as expectativas desejadas. Regulamentados pelo despacho conjunto n.º279/2002, de 12 de Abril, os Cursos de Educação e Formação (CEF), constituem uma via para que alunos caracterizados por não se enquadrarem no sistema de ensino regular, possam cumprir uma escolaridade que lhes permita a sua inclusão na vida activa ou um prosseguimento de estudos superiores. Esta nossa investigação assentou num estudo de caso, baseado em duas turmas de uma escola do distrito de Lisboa, pertencentes a dois Cursos de Educação e Formação, distintas tanto quanto às áreas profissionais abordadas como relativamente às características dos seus alunos. Foi nossa intenção utilizar o maior número de instrumentos de pesquisa, aplicados ao maior número de intervenientes em todo o processo educativo focado, de modo a conferir à investigação o maior grau de fiabilidade possível. Deste modo, foram extraídas uma série de conclusões, que dadas as limitações inerentes a uma investigação com estas características, não permitiu fazer generalizações relativas ao tema. Assim sendo, este trabalho servirá meramente como documento de reflexão para todos aqueles que trabalhem dentro do contexto visado ou simplesmente se interessem por esta temática.-
Descrição: dc.descriptionThe following dissertation had as its main purpose to study a topic that, nowadays, has to do with a schooling alternative. It intends to be of great efficiency in the inclusion of pupils whose learning process was not as successful as desired, the Educational and Formation Courses. These courses are regulated by the joint bill n.º279/2002, of the 12 of April, Educational and Formation Courses (EFC). These courses constitute an alternative way for students whose profile does not fit in the regular educational system, so that they can fulfill a schooling process which allows their inclusion in the working life or proceed with their higher education. Our investigation is based upon a study case of two classes from a school of the Lisbon area. These classes belong to two Educational and Formation Courses, both of them differ in the professional areas as well as the type of its students. It was our intention to use the greatest number of research tools, applied to the greatest number of contributors in all the educative process analyzed, in order to confer to this investigation the greatest degree of reliability. In this way, a series of conclusions were achieved, that given the inherent limitations of a study with these characteristics, did not allow us to make relative generalizations over this matter. Therefore, this study will be used merely as document for reflection to all those that work in this topic area or simply those who are interested in this subject matter.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCursos de educação e formação-
Título: dc.titleO contributo dos cursos de educação formação para o sucesso escolar e pessoal dos alunos : lógicas e práticas de acção em contexto de ensino profissionalizante-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.