Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rocha, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Casanova, Maria Prazeres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12149 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12149 | - |
Descrição: dc.description | In this article we would like to disseminate our reflection and analysis on the high potential which digital resources may have in teaching creative writing in English, as well as in promoting the learning of a foreign language, within a collaborative environment. The work aims at identifying good practices in the use of Google Workspace, Padlet and Issuu, among other digital tools, which were used with seventy secondary students. It consists of a study, following an action-research methodology in the classroom, applying digital teaching strategies with learners of a second language. It is focused on a creative and collaborative writing process and on the attempt of promoting collaborative skills, with the common goal of developing imagination in the conception of fictional and creative stories. The collected data, of a qualitative nature, was obtained by direct observation and textual analysis of the final products. We were led by the following key question: “What are the digital pedagogical strategies that can contribute to the creative and collaborative writing competence, in a foreign language, with secondary school students?”. Having this in mind we were interested in examining the potential of a writing collaborative activity, in a digital environment, as a stimulus to learning the linguistic rules and expanding the vocabulary. Additionally we were determined in analyzing the results of the assessment executed among peers, applying selected rubrics for the competences of cooperation and participation. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | IP Santarém | - |
Relação: dc.relation | https://iccl2022.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2022/07/book_of_abstracts.pdf | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching creative writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoting collaborative competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital stategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment among peers | - |
Título: dc.title | Digital pedagogical strategies to promote the collaborative writing competence in a foreign language: an action research study with secondary school students | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: