Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Almeida, Ana Patrícia | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Andreia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12148 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12148 | - |
Descrição: dc.description | As emoções têm um impacto crítico na saúde mental, na moral, na aprendizagem e funções cognitivas. Desta forma, as competências sociais e emocionais são componentes chave do processo educacional para sustentar o processo de desenvolvimento das crianças, conduzindo a uma aprendizagem eficaz. Ainda que os termos de literacia emocional e inteligência emocional tendam a ser usados de forma intercambiável, alguns investigadores fazem distinções claras entre os dois. Se, de acordo com alguns autores, a inteligência emocional é considerada uma predisposição ou o potencial de fluência emocional, já a literacia emocional é identificada como um conjunto de competências para compreender e gerir as emoções, uma prática das interações quotidianas através das quais aprendemos a interpretar as nossas próprias emoções e as dos outros e que, consequentemente usamos para tomar decisões sobre as nossas ações. A literatura neste domínio acrescenta, ainda, que se os alunos são confrontados com a oportunidade de refletir sobre a sua experiência emocional na sala de aula, eles podem canalizar essas experiências para uma aprendizagem mais produtiva. Apesar do reconhecimento da importância de implementação de estratégias de desenvolvimento de literacia emocional dos alunos, a verdade é que a sua introdução em escolas e universidades ainda é pouco comum. O que se pretende dar conta nesta apresentação é exatamente o processo de implementação e desenvolvimento de um programa de desenvolvimento dessas competências junto das crianças e jovens, no sentido de promover a aquisição de competências emocionais, pessoais e sociais significativas e assim promover o sucesso escolas dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Ed. IPSantarém | - |
Relação: dc.relation | https://iccl2022.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2022/07/book_of_abstracts.pdf | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia emocional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu das Emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências sociais e emocionais | - |
Título: dc.title | Museu das Emoções: um projeto de literacia emocional em contexto escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: