Os efeitos do programa “SABER MAIS” na formação de professores de química na província de Benguela-Angola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMouraz, Ana-
Autor(es): dc.contributorAbelha, Marta-
Autor(es): dc.creatorNeves, Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:02:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:02:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12115-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12115-
Descrição: dc.descriptionO enfoque deste estudo é perceber as mudanças das práticas pedagógicas, de professores de Química na Província de Benguela, Angola a partir das perceções dos formandos que participaram nas formações contínuas, promovidas pela Cooperação Portuguesa através do Programa “SABER MAIS”, programa que tem como objetivo reforçar a formação de professores de Química angolanos. Apesar da especificidade para o exercício da profissão e ensino da Química é o Ensino Médio de Formação de Professores, que a maioria dos docentes angolanos tem como como formação máxima na área da Química (com base nos dados apenas 17,73%1) têm Licenciatura ou Mestrado em áreas da Química, havendo professores que têm outras habilitações como Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, mas que não estão relacionados com a respetiva área a disciplinar (56,03%)1. Assim, a realização de formações contínuas, com recurso a Professores Portugueses profissionalizados e com experiência é uma forma de: i) colmatar as lacunas ii) melhorar as competências dos docentes angolanos para o ensino da Química e iii) simultaneamente criar sinergias entre professores de ambos os países (Portugal e Angola) numa perspetiva de partilha de conhecimentos e práticas no âmbito do ensino da Química. O presente trabalho pretende, entre outros, através da aplicação de um questionário e entrevista, averiguar as principais mudanças na prática pedagógica dos professores da província de Benguela na área de Química, após a implementação do Programa “Saber Mais”, nomeadamente, no que respeita à implementação do ensino laboratorial e assim perceber os efeitos do programa no ensino da Química na Província de Benguela. Após a análise dos dados obtidos podemos inferir que os efeitos são claramente positivos e vão muito além da melhoria quer a nível científico, pedagógico e profissional dos professores formados e futuros professores.-
Descrição: dc.descriptionThe focus of this study is to understand the changes in pedagogical practices of Chemistry teachers in Benguela Province, Angola from the perceptions of trainees who participated in continuous training, promoted by Portuguese Cooperation through the “SABER MAIS” program, objective to strengthen the training of Angolan Chemistry teachers. Despite the specificity for the exercise of the profession and teaching of Chemistry is the High School of Teacher Training, which most Angolan teachers have as their maximum training in Chemistry (based on data only 17.73%) have a Degree or Master in Chemistry, with teachers who have other qualifications such as Bachelors, Masters and Doctorates, but not related to the respective subject area (56.03%)1. Thus, conducting continuous training, using professionalized and experienced Portuguese Teachers, is a way of: i) filling the gaps ii) improving the skills of Angolan teachers for teaching Chemistry and iii) simultaneously creating synergies between teachers of both the countries (Portugal and Angola) in a perspective of sharing knowledge and practices within the teaching of Chemistry. The present work intends, among others, through the application of a questionnaire and interview, to investigate the main changes in the pedagogical practice of teachers in the province of Benguela in the area of Chemistry, after the implementation of the “Saber Mais” Program, namely, with regard to the implementation of laboratory teaching and thus to understand the effects of the program on the teaching of Chemistry in the Province of Benguela. After analyzing the data obtained, we can infer that the effects are clearly positive and go far beyond the improvement at the scientific, pedagogical and professional level of trained teachers and future teachers.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da química-
Palavras-chave: dc.subjectCooperação para o desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectAngola-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education for chemistry teachers-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCooperation for development-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teachers-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleOs efeitos do programa “SABER MAIS” na formação de professores de química na província de Benguela-Angola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.