Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPorfírio, José-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Bernardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:02:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:02:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12110-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12110-
Descrição: dc.descriptionA Pandemia da Covid19 trouxe uma mudança de paradigma na entrega de serviços de saúde, nomeadamente, consultas em telemedicina. As restrições aplicadas e o medo de contágio levaram a um aumento do número de teleconsultas/ vídeo-consultas, realizadas em 2020 face a 2019 tendo esse número sido maior em 2021 (Serviço Nacional de Saúde, 2022). Esta alteração de paradigma suscitou o interesse de uma empresa portuguesa de e-health, que dispõe de serviços de monitorização à distância de pessoas doentes, vulneráveis, ou que vivam sozinhas. Pretendem agora aproveitar esta oportunidade para potenciar a sua oferta, complementando-a com serviços adicionais de telemedicina, nomeadamente teleconsultas/ vídeo-consultas. Decorrente de um projeto de âmbito profissional surgiu a necessidade de realização de um levantamento prévio junto de profissionais de saúde e e-patients para compreender melhor as perceções destes em relação às teleconsultas/ vídeo-consultas. Nos casos dos que já recorreram a este tipo de serviço, recorrendo à métrica Net Promoter Score (Reichheld, 2003) foi pedido para avaliarem o serviço. Após a análise dos dados recolhidos foi realizado um exercício de reflexão estratégica, nomeadamente uma análise SWOT da empresa e desenho do modelo de negócio atual. Foi dada uma definição do modelo de negócio a adotar recorrendo à metodologia do Business Model Canvas, (Osterwalder & Pigneur, 2009, 2020) e realização do Mapa de Utilidade do Comprador (Kim & Mauborgne, 2018) para a implementação das teleconsultas/ vídeo-consultas e consequente avaliação de serviço.-
Descrição: dc.descriptionThe Covid19 Pandemic has brought a paradigm shift in the delivery of health services, namely telemedicine consultations. The restrictions applied and the fear of infection led to an increase in the number of teleconsultations/ video consultations, carried out in 2020 compared to 2019, with this number having been higher in 2021 (Serviço Nacional de Saúde, 2022). This paradigm shift rose the interest of a Portuguese e-health company, which sells remote monitoring services for people who are sick, vulnerable or who live alone. They now intend to take seize this opportunity to complement their offer, with additional telemedicine services, namely teleconsultations/ video consultations. As a result of a professional project, there was the need to carry out a preliminary survey to health professionals and e-patients to better understand their perceptions in relation to teleconsultations/ video consultations and, in the cases of those who have already resorted to this type of service, using the Net Promoter Score (Reichheld, 2003) metric, they were asked to rate it. After analysing the collected data, a strategic reflection exercise was carried out, namely a SWOT analysis of the company and design of the current business model. It was given a definition of the business model to be adopted using the Business Model Canvas methodology (Osterwalder & Pigneur, 2009) and the design of the Buyer’s Utility Map (Kim & Mauborgne, 2018), for the implementation of teleconsultations/ video consultations and consequent service evaluation.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectE-health-
Palavras-chave: dc.subjectE-patients-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectTelemedicina-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectTelemedicine-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectODS::03:Saúde de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleProjeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde-
Título: dc.titleApplied project to the development and evaluation of teleconsultation/ video consultation in a digital health start-up-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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