Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Daniela da Costa Britto Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Joseany | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:02:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:02:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12105 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.15 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12105 | - |
Descrição: dc.description | A educação a distância no Brasil, desde a sua regulamentação, vem sendo ofertada como uma modalidade de educação que carrega consigo concepções variadas, por vezes, confundida com educação remota, educação aberta, e-learning, educação flexível, dentre outras, sobretudo nos dias atuais. Nesse sentido, este artigo traz a diferenciação desses conceitos, para, em seguida, tecer considerações que permitam a compreensão de como a modalidade de EaD vem se configurando nos cenários educacional e político brasileiros. Para este constructo, apresentamos a trajetória da EaD e os impactos dos programas de fomento do governo federal, com destaque para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Rede e-Tec Brasil, principais ações nacionais voltadas à EaD pública e gratuita desde 2006, que, apesar de custear a oferta de cursos superiores e técnicos de nível médio, possuem raiz em interesses do capitalismo neoliberal. Isso porque, conforme apontado no trabalho, estes programas contribuem para a precarização da modalidade e, consequentemente, para o aumento dos preconceitos que a EaD vem sofrendo ao longo do tempo no país. Como resultado, são visíveis os impactos negativos dessa dinâmica nos processos de institucionalização da EaD, tão necessários para o desenvolvimento de uma educação a distância forte, consolidada e com qualidade socialmente referenciada. | - |
Descrição: dc.description | Distance Learning (DL), since its regulation, has been offered as a modality of education that implies a variety of conceptions, often confused with remote education, open education, eLearning, and flexible education, among others, especially nowadays. In this context, this article differentiates these concepts, and then presents reflections that allow an understanding of how DL has developed in the Brazilian educational and political scenarios. To this end, it presents the evolution of DL and the impacts of the federal government’s funding programs with emphasis on the Open University of Brazil (UAB) and the e-Tec Brazil Network, the main national efforts towards public DL since 2006, which, despite funding the offer of higher education and technical courses, have their roots in the interests of neoliberal capitalism. The reason is that, as pointed out in the paper, these programs contribute to the precariousness of the modality and, consequently, to the increase of bias that DL has been suffering in the country. As a result, there are visible negative impacts of this dynamic on the institutionalization processes of DL, which are vital for the development of a strong, consolidated, and with socially referenced quality Distance Learning. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão | - |
Relação: dc.relation | https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/vjshr/article/view/15 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institucionalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desafios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Possibilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutionalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Challenges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Possibilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | - |
Título: dc.title | Institucionalização da educação a distância no Brasil: da conceptualização ao seu desenvolvimento | - |
Título: dc.title | Institutionalization of distance education in Brazil: from conceptualization to its development | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: