Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Almeida, Bárbara | - |
Autor(es): dc.creator | Batoréo, Hanna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12100 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12100 | - |
Descrição: dc.description | O plurilinguismo é uma característica intrínseca à Suíça, uma vez que para além do plurilinguismo nacional, com quatro línguas oficiais, há um intenso plurilinguismo individual, devido à grande comunidade estrangeira que vive no país. Com um historial de emigração portuguesa que conta já com várias décadas, é fácil perceber o elevado número de crianças e jovens de origem portuguesa a frequentar o sistema escolar suíço. Muitos destes alunos integram o Ensino de Português no Estrangeiro (doravante EPE), em regime facultativo e após o horário das aulas regulares. Dado o elevado número de alunos que frequenta a rede EPE na Suíça, procuramos com o presente estudo conhecer melhor este público, nomeadamente no que à competência metafórica diz respeito. Como o conceito de competência metafórica é abrangente e complexo, foi necessário delimitar o nosso objetivo e decidimos focar-nos nas expressões metafóricas e metonímicas que envolvem os itens lexicais ‘mão’ ou ‘pé’. A opção por estas expressões baseia-se na teoria da corporização, que será abordada no enquadramento teórico, e deve-se ao facto de ambas as palavras serem muito produtivas no léxico figurado tanto na língua portuguesa como na alemã, que são as línguas dominadas pelos participantes deste estudo. Paralelamente, e com vista a delimitar ainda mais o escopo do objetivo, optamos pela análise da competência metafórica do ponto de vista da produção linguística dos falantes. O presente artigo resulta de um estudo exploratório realizado no ano letivo de 2018/2019 com uma amostra composta por 21 alunos dos cursos do EPE da região de Coira (capital do cantão dos Grisões, na Suíça), desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado de Português Língua Não-Materna da Universidade Aberta. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UA Editora | - |
Relação: dc.relation | http://hdl.handle.net/10773/31307 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português Língua de Herança - PLH | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plurilinguismo na Suíça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências linguísticas dos falantes não-nativos do português | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência metafórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Português no Estrangeiro - EPE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Camões | - |
Título: dc.title | Competência metafórica dos falantes PLH na Suíça | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: