Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Bonaccorso, Clara Gonçalves Resende | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12082 | - |
Descrição: dc.description | Na presente investigação analisa-se, em regime de follow-up, o impacto do projeto de formação em Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas, desenvolvido pelo Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica em cooperação com duas escolas públicas, situadas em Portugal. Especificamente, estudam-se as repercussões desta formação na promoção de conceções positivas sobre supervisão pedagógica e analisa-se em que moldes é que a formação foi motor de transformação das práticas pedagógicas, nomeadamente de práticas colaborativas, supervisivas e inovadoras. O enquadramento teórico foca-se no tema da supervisão pedagógica, almejandose alcançar uma maior compreensão sobre esta prática, assim como sobre a sua relação com a colaboração docente, com o desenvolvimento da profissionalidade docente e sobre o seu impacto na inovação das práticas educativas. A parte empírica deste trabalho foi de caracter qualitativo e teve como alvo preferencial professores identificados como lideranças intermédias. Os resultados foram recolhidos através de entrevistas por e-mail e de inquéritos por questionários e foram sujeitos à análise de conteúdo e estatística, respetivamente. Os resultados revelam que a formação em estudo foi importante para a mudança de conceções e convicções sobre o conceito de supervisão junto dos professores que fizeram a formação, mas não teve um grande impacto na transformação das práticas pedagógicas. Verifica-se, ainda, que as mudanças nas práticas dos professores, que ocorreram por influência da formação, ao nível de um aumento da interdisciplinaridade e das práticas colaborativas, não se generalizaram aos restantes professores das escolas. | - |
Descrição: dc.description | In the present investigation is analyzed, in a follow-up regime, the impact of the training project in Pedagogical Supervision and Self-Assessment of Schools, developed by the Virtual Observatory for Pedagogical Supervision in cooperation with two public schools located in Portugal. Specifically, are studied its repercussions in promoting positive conceptions about pedagogical supervision and analyzed how the training was the engine for the pedagogical practice's transformation, namely collaborative, supervisory and innovative practices. The theoretical framework focuses on the pedagogical supervision's topic, aiming to achieve a greater understanding of this practice as its relationship with teaching collaboration, teaching professionalism development, and its impact on the educational practices' innovation. The empirical part of this work was qualitative, aiming to understand the phenomenon in its natural context. Its preferential target was teachers identified as intermediate leaders. Results were collected through e-mail interviews and questionnaire surveys and were subjected to content and statistical analysis, respectively. The results revealed that the understudy training has been significant for changing the conceptions and convictions about supervision concept among the teachers who did the training. Nonetheless, it had a minor impact on the transformation of the pedagogical practices. Also, have been verified that the introduced changes in teacher’s practice, in terms of the increase of interdisciplinary work and collaborative practices, were not used by the remaining teachers in the schools. | - |
Descrição: dc.description | A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Follow-up | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical supervision | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformation of the pedagogical practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical innovation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional development of teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular | - |
Título: dc.title | Follow-up on the impact of a training project in pedagogical supervision in two schools | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: