Centros escolares, supervisão pedagógica e colaborativa: perspetivas de educadores de infância e professores do primeiro ciclo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMiranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Autor(es): dc.creatorAbelha, Marta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12080-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34624/id.v14i1.29638-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12080-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta resultados atinentes a perspetivas de supervisão pedagógica e colaborativa de docentes, no contexto de um estudo de caso focalizado nos centros escolares (CE) de um agrupamento, cujos objetivos, entre outros, incluíam: Conhecer conceções e sentimentos de docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico que lecionam em CE de um agrupamento acerca da supervisão colaborativa; Identificar perspetivas desses docentes sobre eventuais mais-valias da supervisão colaborativa para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas; Averiguar em que medida consideram que existe no CE em que lecionam práticas consentâneas com a supervisão colaborativa. A metodologia assumiu uma abordagem interpretativa, com recurso a técnicas quantitativas e qualitativas. A recolha de dados da investigação iniciou-se com entrevistas a grupos focais, aos quais se seguiram entrevistas individuais e um inquérito por questionário pré-validado. A análise dos dados envolveu análise de conteúdo e análise estatística, de natureza descritiva. A discussão dos resultados valeu-se de procedimentos de triangulação de informações e evidenciou tendências de resposta das quais se salientam i) diversificadas perspetivas sobre o conceito de supervisão: grande parte dos inquiridos conota a supervisão com avaliação de desempenho docente; considera que esta última não cumpre propósitos de melhoria das práticas docentes; e aparta do conceito as práticas de colaboração. No entanto, reconhece e valoriza práticas de colaboração potenciadas pelos centros escolares, de articulação, ajuda, diálogo e melhoria do desempenho. ii) Paralelamente, destaca-se o contributo para a consolidação do conhecimento da realidade em estudo, dado pela utilização e posterior triangulação de diversos instrumentos de recolha de dados.-
Descrição: dc.descriptionThe article presents results related to perspectives of pedagogical and collaborative supervision of teachers, in the context of a case study focused on school centers, whose objectives, among others, included: Knowing conceptions and feelings of preschool teachers and 1st cycle of basic education about collaborative supervision; Identify his perspectives about the possible added value of collaborative supervision for professional development and the improvement of pedagogical practices; Find out to what extent they consider that exists, is in their schools, teachers practices consistent with collaborative supervision. The methodology used an interpretative approach, using qualitative and quantitative techniques. The collection of research data began with interviews with focus groups, which were followed by individual interviews and a pre-validated questionnaire survey. Data analysis involved content analysis and statistical analysis, of a descriptive nature. The discussion of the results made use of information triangulation procedures and evidenced response trends, of which i) diversified perspectives on the concept of supervision: most respondents connote supervision with the evaluation of teaching performance; considers that the latter does not fulfill the purpose of improving teaching practices and separates collaboration practices from the concept. However, they recognize and value collaborative practices fostered by school centres, articulating, helping, dialoguing, and improving performance. ii) At the same time, the contribution to the consolidation of knowledge of the reality under study is highlighted, given by the use and subsequent triangulation of various data collection instruments.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCentros escolares-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de desempenho docente-
Palavras-chave: dc.subjectSchool centers-
Palavras-chave: dc.subjectEducational supervision-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative supervision-
Palavras-chave: dc.subjectPreschool education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher accomplishment evaluation-
Título: dc.titleCentros escolares, supervisão pedagógica e colaborativa: perspetivas de educadores de infância e professores do primeiro ciclo-
Título: dc.titleSchool centers, pedagogical and collaborative supervision: perspectives of preschool and first cycle of basic education teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.