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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Vila Maior, Dionísio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12078 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12078 | - |
Descrição: dc.description | No presente trabalho, propomo-nos refletir essencialmente sobre a problemática da subjetividade em Mário de Sá-Carneiro, no âmbito da sua produção literária e epistolográfica, tendo em consideração este equacionamento conforme à informação coerente e objetiva de critérios que ressumam da consideração crítica, literária, da relação entre vida e obra. Nesse sentido, procuraremos sintonizar com esta linha diretriz uma outra atitude: a fundamentação de matrizes operatórias – nunca esquecendo o diapasão sério e objetivo da crítica literária – que particularizem e leiam o desassossego de um sujeito, Mário de Sá-Carneiro, enquanto realidade literária e enquanto realidade não literária, consciente, apesar de tudo, da fronteira entre as duas realidades. Para além disso, importará ter em conta a possibilidade de se relacionar a subjetividade desse sujeito – enquanto realidade textual representada – com a estética simbolista e decadente, paúlica, sensacionista, intersecionista e futurista, sem que a esta problemática não sejam, entretanto, alheios na produção literária de Mário de Sá-Carneiro: o relevo decorrente da presença de um eu que, num contexto sociocultural marcado por um desencanto geral, “berra ao Ideal”; os contornos estéticos que dependem fundamentalmente da relação que com Mário de Sá-Carneiro mantém a sensação de desassossego; a representação, estético-literária, do fracasso e do derrotismo. No entanto, no final, é precisamente esse Mário de Sá-Carneiro quem acaba por “triunfal”, a partir do momento em que o equacionarmos como alguém que (recorrendo à metáfora pessoana) acabou por “agir sobre a humanidade”; a partir do momento, portanto, em que entendermos a sua produção literária como sendo a produção “de alguém, mas também a ele estranha”. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Edições Esgotadas | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mário de Sá-Carneiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ismos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | - |
Título: dc.title | Mário de Sá-Carneiro: o locus subjetivo, a proficiência alteronímica e a presença do imperecível | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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