A formação humana dos enfermeiros da atenção primária em saúde no enfrentamento da Sífilis através da construção de uma aplicação educativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, José António-
Autor(es): dc.contributorDias, Aline de Pinho-
Autor(es): dc.creatorCaldeira, Ana Katarine de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12058-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12058-
Descrição: dc.descriptionAs Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são importantes causas de morbimortalidade na população mundial, e com a sífilis, não é diferente. No Brasil, em 2016, com o aumento dos casos de sífilis, as autoridades sanitárias declararam a epidemia da sífilis. Desse modo houve a necessidade de se repensar a formação dos profissionais de saúde no controle de sífilis adquirida e eliminação da sífilis congênita. Assim, o ministério da saúde (MS) criou o Projeto de Resposta Rápida à Sífilis, coordenado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tem como um de seus eixos estruturantes a educação na saúde. Nessa perspectiva, o presente estudo subsidiou a construção de uma solução tecnológica para a formação de enfermeiros no enfrentamento à sífilis. A web app “Acolhe Sífilis” abriga materiais educacionais voltados aos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde para o desenvolvimento do cuidado no enfrentamento à sífilis. A produção tecnológica foi realizada em três etapas: planejamento, etapa em que ocorreu o levantamento do referencial teórico sobre o tema. Desenvolvimento e design da web app com a seleção e organização de conteúdos. Finalizando com etapa de validação do produto tecnológico, por meio de peritos da área de tecnologia quanto à usabilidade baseada na avaliação heurística. A web app “Acolhe Sífilis” apresentou em sua validação de usabilidade aspectos relevantes para sua melhoria e adequação. Por fim, espera-se que esta ferramenta inspire pesquisadores no desenvolvimento de tecnologias colaborativas no processo de ensino e aprendizagem dos profissionais de saúde.-
Descrição: dc.descriptionSexually Transmitted Infections (IST) are important causes of morbidity and mortality in the world population, and syphilis is no different. In Brazil, in 2016, with the increase in syphilis cases, health authorities declared the syphilis epidemic. Thus, there was a need to rethink the training of health professionals in the control of acquired syphilis and elimination of congenital syphilis. Thus, the Ministry of Health (MS) created the Rapid Response to Syphilis Project, coordinated by the Laboratory of Technological Innovation in Health (LAIS) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), which has as one of its structuring axes the health education. From this perspective, the present study supported the construction of a technological solution for the training of nurses in coping with syphilis. The web app “Acolhe Sífilis” houses educational materials aimed at nurses in Primary Health Care for the development of care in coping with syphilis. Technological production was carried out in three stages: planning, a stage in which the theoretical reference on the subject was surveyed. Application development and design with content selection and organization. Ending with a stage of validation of the technological product, by means of experts in the area of technology regarding the usability based on the heuristic evaluation. The web app “Acolhe Sífilis” presented relevant aspects for its improvement and adequacy in its usability validation. Finally, it is expected that this tool will inspire researchers in the development of collaborative technologies in the teaching and learning process of health professionals.-
Descrição: dc.descriptionA investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSífilis-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermeiros-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectInfeções sexualmente transmíssiveis-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectAcolhimento-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação heurística-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectSyphilis-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary health care-
Palavras-chave: dc.subjectReception-
Palavras-chave: dc.subjectHeuristic assessment-
Palavras-chave: dc.subjectODS::03:Saúde de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleA formação humana dos enfermeiros da atenção primária em saúde no enfrentamento da Sífilis através da construção de uma aplicação educativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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