Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Cavaco, Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12054 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12054 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação constitui o estudo da promoção da leitura em bibliotecas escolares do distrito de Faro, realizado através da análise dos relatórios de autoavaliação, elaborados pelos professores bibliotecários em 2017 e submetidos à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A investigação centra-se exclusivamente na análise do domínio B - Leitura e Literacia do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), concebido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). No enquadramento teórico aborda-se um conjunto de aspetos relacionados com a leitura e a sua promoção, incluindo o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura. Analisamos também o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares, proposto pela RBE. No trabalho empírico, e especificamente no que se refere aos dados analisados sobre o distrito de Faro, verificou-se que, na globalidade, a média das bibliotecas escolares do distrito se situa ao nível do Bom e que as bibliotecas escolares que servem os níveis de ensino mais baixos são as que obtém melhores resultados. Estes tornam-se menos significativos nas bibliotecas escolares das Escolas secundárias. | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation focuses on the study of the promotion of reading in school libraries in the Faro district (Portugal), carried out through the analysis of selfassessment reports, prepared by school librarians in 2017 and submitted to the Portuguese School Library Network (SLN / RBE). The research focuses exclusively on the analysis of domain B - Reading and Literacy of the School Libraries Self-evaluation Model (MABE), designed by the Portuguese School Library Network. The theoretical framework addresses a set of aspects related to reading and its promotion, including the role of the school library in promoting reading. We also analyse the School Libraries Assessment Model, proposed by RBE. In the empirical work, and specifically with regard to the data analysed on the district of Faro, it was found that, overall, the average of school libraries in the district is at the level of Good and that the school libraries serving the lowest grades have better results. These results become less significant in Secondary Schools' school libraries. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de avaliação das bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Faro | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | MABE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading promotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: