Quintal dos sons: um caminho para a imersão sonora

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBidarra, José-
Autor(es): dc.contributorSaldanha, Ângela-
Autor(es): dc.creatorRocha, Rosimária-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12039-
Descrição: dc.descriptionNa atualidade vive-se uma diversidade sonora. Ao assumir essa pluralidade de referências, busca-se configurar práticas sonoras que reflitam sobre a sociedade em rede a partir do entrecruzar dos sons com a tecnologia, espaço, tempo e instalação; para fomentar por meio da hibridização das interfaces, a fusão entre o tecnológico (sensores; programação; artefacto computacional, instalação) e o popular (tradição folclórica; paisagens sonoras naturais; ruídos urbanos e canções populares do Vale do Jequitinhonha). Assente no enquadramento teórico e respectiva revisão da literatura consubstanciada com o estudo prático, a investigação, aqui descrita, consiste numa reflexão sobre Som e a Tecnologia por meio da instalação sonora imersiva “Quintal dos Sons”. Com isso é abordada a contextualização histórico-social que envolve a investigação, o processo de criação artística, a metodologia envolvida; os conceitos presentes na Arte Sonora e noções referentes ao artefacto computacional; aliando, desta forma, a prática artística e a investigação teórica. Para o efeito, levou-se a cabo uma investigação em prática aplicada com a criação, produção e exibição da instalação, que teve como objetivo principal questionar, em sua narrativa, sobre os sons na contemporaneidade, levando o(s) fruidor(es) a ficar(em) sozinho(s) numa sala escura e interagirem com os sons; que apenas são executados com a aproximação deles, incorporando, assim, os sons, imagens e espaço nas vivências sensoriais de forma imersiva. Os sons presentes são reflexos do conceito de paisagens sonoras, sendo utilizados sons da natureza e outros produzidos pelo Ser Humano. Pretende-se trazer para o fruidor os extremos paradoxos da vida em sociedade, como a calmaria e o caos. Em síntese, apresenta-se uma prática artística, proveniente da Arte Sonora Digital, que se expressa em sons, programações e dinâmicas, que contribuem para o despertar de novas vias de reflexão em uma linguagem em permanente metamorfose.-
Descrição: dc.descriptionWe currently live in a diversity of sounds and when assuming this plurality of references, sought from the intersection of Music / technology / space / time / installation, to configure new sound practices that reflect on network´s societies, fostering through the hybridization of interfaces, the search for the fusion between the technological (sensors; programming; computational artifact, installation) and the popular (folk tradition; natural soundscapes; urban noises and popular songs from the Vale do Jequitinhonha). Based on the theoretical framework and review of the literature embodied in the practical study, the investigation, applied here, consists of a reflection on Music and Technology through the immersive sound installation “Quintal dos Sons”. We approach the historicalsocial contextualization that involves an investigation, the process of artistic creation, the methodology involved; the concepts present in the Sound Art and notions regarding the computational artifact; allying, in this way, an artistic practice and theoretical research. For this purpose, an investigation was carried out into applied practice with the creation, production and exhibition of the installation whose main objective was to question in its narrative about children in contemporary times, leading the enjoyer(s) to remain alone in a dark room and interact with the children, which are only alternatives with the approach of the user(s), thus incorporating the children, images and space in their own sensory experiences. The present sounds are reflections of the concept of soundscapes, using sounds of nature and other resources by the Human Being; it is intended to bring to the enjoyer, the extreme paradoxes of life in society, such as calm and chaos. Lastly, an artistic practice, derived from Digital Sound Art that expresses itself in sounds, programs and dynamics that contribute to the awakening of new ways of reflection in a permanent language in permanent metamorphosis.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte sonora-
Palavras-chave: dc.subjectInstalação sonora-
Palavras-chave: dc.subjectPaisagens sonoras-
Palavras-chave: dc.subjectVale do Jequitinhonha-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectSound art-
Palavras-chave: dc.subjectSound Installation-
Palavras-chave: dc.subjectSoundscapes-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleQuintal dos sons: um caminho para a imersão sonora-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.