Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Childs, Jeffrey Scott | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Maria Guilhermina Simões | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12036 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12036 | - |
Descrição: dc.description | No presente trabalho pretende-se realizar um estudo do texto fílmico Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014) de Alejandro González Iñárritu, evidenciando o discurso metanarrativo, autorreflexivo e metacrítico do autor como ensaio estético. A autorreflexividade aponta de forma ostensiva para os seus mecanismos de criação de arte e serve-se deles para evidenciar uma ideia, uma reflexão, uma crítica. Esta forma artística cuja expressão é ao mesmo tempo arte e ensaio é um reflexo da contemporaneidade, em que o indivíduo é mais consciente de si próprio e do que o rodeia, ao mesmo tempo que é dotado de um espírito autocrítico. Esta maneira de fazer arte pressupõe um leitor ou espectador conhecedor capaz de descodificar as ideias e os discurso contidos nos artifícios utilizados. Esta expressão artística que invoca múltiplos e diversos ângulos de olhar e pensar a arte evidencia os mecanismos do movimento estético intitulado neobarroco. O estudo do conto de Raymond Carver, “What We Talk About When We Talk About Love” (1981) publicado em 1981 numa coletânea com o mesmo nome, revela as afinidades com a obra fílmica, a atualização do tema e dos motivos. O contraste do discurso estético gera um diálogo entre os textos fílmico e literário. | - |
Descrição: dc.description | In the present work it is intended to carry out a study of the filmic text Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance) (2014) by Alejandro González Iñárritu, highlighting the metanarrative, self-reflexive and metacritical discourse of the author as an aesthetic essay. The self-reflexivity ostensibly points to its mechanisms of art creation and uses them to highlight an idea, a reflection, a criticism. This artistic form whose expression is both art and essay is a reflection of contemporaneity, in which the individual is more aware of himself and his surroundings, and at the same time is endowed with a self-critical spirit. This way of making art presupposes a knowledgeable reader or spectator capable of decoding the ideas and discourse contained in the devices used. This artistic expression that invokes multiple and diverse angles of looking and thinking about art evidences the mechanisms of the aesthetic movement called neoBaroque. The study of Raymond Carver's short story, "What We Talk About When We Talk About Love" (1981) published in 1981 in a collection with the same name, reveals the affinities with the filmic work, the updating of the theme and motifs. The contrast of the aesthetic discourse generates a dialogue between the filmic and literary texts. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autorreflexividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intertextualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neobarroco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-reflexivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intertextuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neo-baroque | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Metanarratividade e metacinema no filme Birdman ou (a inesperada virtude da ignorância) (2014), de Alejandro González Iñárritu | - |
Título: dc.title | Metanarrative and metacinema in the film Birdman or (the unexpected virtue of ignorance) (2014) by Alejandro González Iñárritu | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: