Perceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamento

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Autor(es): dc.contributorAlmeida, Ana Patrícia-
Autor(es): dc.creatorMatos, Fernando Pedro Canas Nunes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12035-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12035-
Descrição: dc.descriptionA mudança é um processo que permite às organizações irem ajustando a sua cultura às expectativas tanto exteriores como interiores. Contudo, essa cultura é um constructo social onde os indivíduos da organização reagem opondo-se ou aderindo à mudança. Nesta dinâmica pesam fatores de ordem cognitiva e de ordem afetiva, que são representativos da dimensão individual da mudança. Esta contempla, ainda, uma dimensão estrutural da organização onde a respetiva liderança assume um papel determinante. Com efeito, a liderança não segue um modelo particular e este também pode evoluir em função dos apelos com que a organização se debate. As características da liderança contribuem igualmente para modelar a atmosfera de trabalho, também designada de clima organizacional. Este engloba ainda outros componentes que são percecionados pelos atores organizacionais acabando por condicionar as suas reações às iniciativas de mudança. O presente estudo foi gizado envolvendo docentes de duas escolas de uma mesma organização escolar, tendo o roteiro da investigação procurado compreender se as características socioprofissionais condicionam as perceções dos docentes relativamente à mudança, à liderança e ao clima de escola e analisar a influência das perceções da liderança e das perceções do clima de escola nas reações dos professores à mudança. Para o efeito, delineou-se um estudo de caso exploratório onde se procurou descrever e relacionar as perceções dos professores da organização nas três dimensões acima referidas. Recorreu-se a uma metodologia mista onde as técnicas quantitativas, baseadas na aplicação de um questionário, e as técnicas qualitativas, assentes na realização de entrevistas em grupo focal, possibilitaram a recolha e análise de dados necessários à investigação. Através dos dados recolhidos foi possível identificar os fatores de ordem emocional e os de resistência cognitiva como sendo os mais determinantes das reações dos professores da organização às iniciativas de mudança. Aqueles fatores são enfatizados por um estilo de liderança pouco atuante e distante dos professores, sendo estas características da liderança amplificadas por algumas componentes do clima de escola que acabam por retroalimentar os fatores determinantes das reações à mudança.-
Descrição: dc.descriptionChange is a process that allows organizations to adjust their culture to both external and internal expectations. However, this culture is a social construct where individuals in the organization react by opposing or adhering to change. Cognitive and affective factors weigh in this dynamic, which are representative of the individual dimension of change. This also includes a structural dimension of the organization where the respective leadership assumes a decisive role. Indeed, leadership does not follow a particular model and this can also evolve depending on the appeals with which the organization struggles. Leadership characteristics also contribute to shaping the work atmosphere, also known as organizational climate. This also encompasses other components that are perceived by organizational actors and end up conditioning their reactions to change initiatives. The present study was designed involving teachers from two schools of the same school organization, and the research script sought to understand whether socio-professional characteristics condition teachers' perceptions regarding change, leadership and the school climate and to analyze the influence of perceptions of leadership and perceptions of school climate in teachers' reactions to change. For this purpose, an exploratory case study was designed, which sought to describe and relate the perceptions of the organization's teachers in the three dimensions mentioned above. A mixed methodology was used where quantitative techniques, based on the application of a questionnaire, and qualitative techniques, based on conducting focus group interviews, enabled the collection and analysis of data necessary for the investigation. Through the data collected, it was possible to identify the factors of an emotional nature and those of cognitive resistance as being the most determinant of the reactions of the organization's teachers to the change initiatives. Those factors are emphasized by a leadership style that is not very active and distant from the teachers, and these leadership characteristics are amplified by some components of the school climate that end up feeding back the determining factors of the reactions to change.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMudança-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectChange-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership-
Palavras-chave: dc.subjectSchool climate-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titlePerceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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