Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das metas curriculares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Isabel-
Autor(es): dc.creatorBalula, João Paulo-
Autor(es): dc.creatorMatos, Isabel Aires de-
Autor(es): dc.creatorAmante, Susana-
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Autor(es): dc.creatorMelão, Dulce-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12024-
Descrição: dc.descriptionA relação entre Literatura e Língua tem vindo a ser reconstruída nos diferentes documentos reguladores da ação docente. Esta alteração, impulsionada pelo documento Metas Curriculares de Português (MCP) para o Ensino Básico, influenciou os manuais escolares entretanto reformulados e avaliados. Neste artigo discutimos: (1) o impacto do domínio da Educação Literária (EL) definido pelas MCP na organização de onze manuais de Português do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), de seis editoras diferentes; (2) as repercussões da aplicação do corpus literário na operacionalização dos domínios da Oralidade, Leitura, Escrita e Gramática. Nesta análise, confrontamos manuais adaptados e não adaptados às MCP, o que nos permite concluir que o domínio da EL tem pouco impacto na macroestrutura dos manuais, mas repercussões significativas nos cenários didáticos associados à exploração dos outros domínios, devido ao corpus literário prescrito, motivando reflexões sobre o papel do texto literário num manual de Português.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora da Universidade Marie Curie-Skłodowska-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectManuais escolares-
Palavras-chave: dc.subjectMetas curriculares de português-
Palavras-chave: dc.subjectEducação literária-
Palavras-chave: dc.subjectDidática do português-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Título: dc.titleManuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das metas curriculares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.