Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Balula, João Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Isabel Aires de | - |
Autor(es): dc.creator | Amante, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
Autor(es): dc.creator | Melão, Dulce | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12024 | - |
Descrição: dc.description | A relação entre Literatura e Língua tem vindo a ser reconstruída nos diferentes documentos reguladores da ação docente. Esta alteração, impulsionada pelo documento Metas Curriculares de Português (MCP) para o Ensino Básico, influenciou os manuais escolares entretanto reformulados e avaliados. Neste artigo discutimos: (1) o impacto do domínio da Educação Literária (EL) definido pelas MCP na organização de onze manuais de Português do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), de seis editoras diferentes; (2) as repercussões da aplicação do corpus literário na operacionalização dos domínios da Oralidade, Leitura, Escrita e Gramática. Nesta análise, confrontamos manuais adaptados e não adaptados às MCP, o que nos permite concluir que o domínio da EL tem pouco impacto na macroestrutura dos manuais, mas repercussões significativas nos cenários didáticos associados à exploração dos outros domínios, devido ao corpus literário prescrito, motivando reflexões sobre o papel do texto literário num manual de Português. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editora da Universidade Marie Curie-Skłodowska | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manuais escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metas curriculares de português | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática do português | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores | - |
Título: dc.title | Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das metas curriculares | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: