Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rita Nazaré | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12017 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12017 | - |
Descrição: dc.description | O interesse pela aprendizagem do português entre falantes nativos de chinês tem crescido fortemente desde 2000. Porém, estes aprendentes manifestam dificuldades particulares, pois o português é tipologicamente muito diverso da sua L1, gerando a necessidade de identificar com precisão os problemas, para construir programas de português e metodologias adequados a este público. Considerando a importância da qualidade vocálica como indicador de proficiência em língua não materna; as dificuldades fonéticas reveladas pelos aprendentes chineses; a complexidade do sistema vocálico português; o predomínio de erros na produção de vogais em português língua estrangeira, este estudo visa contribuir para identificar as dificuldades específicas no domínio das vogais por parte dos aprendentes chineses. Seguindo uma categorização de erros devidamente apresentada, comparamos os erros na produção oral e escrita de vogais por parte de 7 informantes chineses que apresentam diferentes níveis de proficiência no português e realizaram exames na Universidade de Lisboa. Resultados preliminares mostram erros sobretudo orais (72% vs 28% escritos) e relacionados com o processo fonológico de redução vocálica, destacando-se os problemas na altura de vogal (85%, enquanto só 26% dos erros envolvem o ponto de articulação de vogal). A caracterização detalhada destas dificuldades permite-nos sistematizar algumas propriedades necessárias num programa de português ajustado a este público. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Boavista Press | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português europeu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema vocálico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da pronúncia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da fonologia de L2 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendentes chineses | - |
Título: dc.title | As vogais do português entre aprendentes chineses e suas implicações no desenvolvimento de um programa de português | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: