O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Autor(es): dc.creatorSantos, Rita Nazaré-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Maria João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12011-
Descrição: dc.descriptionNo Português europeu (PE), o domínio da ortografia do sistema vocálico é dificultado por algumas particularidades fonológicas desta variedade (redução vocálica e apagamento de vogais em posição átona), bem como pela acentuada assimetria entre oralidade e representação escrita de segmentos não-consonânticos. No presente estudo, avaliámos 266 textos escritos de aprendentes de PE como língua segunda e falantes de diferentes línguas. Os dados pertencem ao Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2 e resultam de materiais produzidos em cursos anuais e de verão de Português Língua Estrangeira (PLE) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 2010 e 2012. Ao propor uma categorização para os erros ortográficos que afetam o registo das vogais, verificámos a maior frequência de erros de acento (67%), seguidos dos erros segmentais (27%) e dos erros de conversão (3%). A análise dos resultados indiciou a interferência de fatores ortográficos e fonológicos no desempenho ortográfico e fundamentou algumas contribuições para o ensino do PLE.-
Descrição: dc.descriptionTrabalho realizado no âmbito do projeto LeCIEPLE – Learner Corpus: da Investigação ao Ensino do Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (2014/2015), sedeado no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (UID/LIN/00214/2013) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Proc. n.º134655), pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora da Universidade Marie Curie-Sklodowska-
Relação: dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F00214%2F2013/PT-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectLearner corpus-
Palavras-chave: dc.subjectErros ortográficos-
Palavras-chave: dc.subjectFonologia-
Palavras-chave: dc.subjectVogais-
Título: dc.titleO uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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