Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rita Nazaré | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Maria João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12011 | - |
Descrição: dc.description | No Português europeu (PE), o domínio da ortografia do sistema vocálico é dificultado por algumas particularidades fonológicas desta variedade (redução vocálica e apagamento de vogais em posição átona), bem como pela acentuada assimetria entre oralidade e representação escrita de segmentos não-consonânticos. No presente estudo, avaliámos 266 textos escritos de aprendentes de PE como língua segunda e falantes de diferentes línguas. Os dados pertencem ao Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2 e resultam de materiais produzidos em cursos anuais e de verão de Português Língua Estrangeira (PLE) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 2010 e 2012. Ao propor uma categorização para os erros ortográficos que afetam o registo das vogais, verificámos a maior frequência de erros de acento (67%), seguidos dos erros segmentais (27%) e dos erros de conversão (3%). A análise dos resultados indiciou a interferência de fatores ortográficos e fonológicos no desempenho ortográfico e fundamentou algumas contribuições para o ensino do PLE. | - |
Descrição: dc.description | Trabalho realizado no âmbito do projeto LeCIEPLE – Learner Corpus: da Investigação ao Ensino do Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (2014/2015), sedeado no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (UID/LIN/00214/2013) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Proc. n.º134655), pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editora da Universidade Marie Curie-Sklodowska | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F00214%2F2013/PT | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learner corpus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Erros ortográficos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fonologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vogais | - |
Título: dc.title | O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: