Tópicos de fonética e fonologia do PE e o seu domínio entre os professores de PLE na China

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Autor(es): dc.creatorSun, Ye-
Autor(es): dc.creatorSoares, Liliana-
Autor(es): dc.creatorLi, Qinxue-
Autor(es): dc.creatorLu, Chunhui-
Autor(es): dc.creatorZhang, Chenlin-
Autor(es): dc.creatorWang, Xiaoyue-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12010-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12010-
Descrição: dc.descriptionUm bom domínio da fonética e da fonologia de uma língua estrangeira é fundamental para garantir uma interação bem-sucedida com os outros falantes, evitando-se quer as falhas na comunicação, quer as desvantagens sociais ligadas a uma menor competência nesta área. Este bom domínio exige uma atenção específica dos aprendentes e dos professores ao longo de vários níveis de proficiência da língua, já que muitos desvios fonético-fonológicos se tendem a manter e numerosas dúvidas específicas apenas surgem quando existe já um conhecimento básico do funcionamento sonoro da língua. Tal significa que, para estimular um bom desenvolvimento da fonética e da fonologia, não basta conhecer as regras básicas de transposição de letras em sons (e vice-versa) ou ter uma pronúncia correta; o professor precisa de possuir um conhecimento mais aprofundado sobre a fonética e fonologia da língua em causa. Para estudar a situação dos professores de PLE na China relativamente a este requisito, foi concretizado o projeto de investigação “Conhecimentos de fonética e fonologia para professores de Português como Língua Estrangeira: sistematização e validação”. Nesta comunicação pretende-se apresentar alguns dos resultados desse projeto, mais especificamente: (i) que necessidades de conhecimento foram identificadas; (ii) que soluções se podem propor para essas necessidades. Assim sendo, a presente comunicação incluirá (i) uma introdução ao problema, (ii) a apresentação dos objetivos, (iii) a descrição da metodologia usada para recolher as informações relevantes através de um inquérito, (iv) os resultados desse inquérito, (v) a discussão de tais resultados e (vi) uma proposta de soluções para o problema. Essa proposta inclui uma breve apresentação do livro Fonética e fonologia para o ensino do Português como Língua Estrangeira e a exemplificação de como usá-lo para o esclarecimento de questões em torno da sílaba fonética e gráfica que foram identificadas como problemáticas para os professores de PLE na China.-
Descrição: dc.descriptionAtas do 5.º Fórum Internacional, realizado na China, de 5-6 de julho de 2019.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Politécnico de Macau-
Relação: dc.relationhttps://cpclp.ipm.edu.mo/actas-5-forum-internacional/-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de português como língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectFonética e fonologia-
Palavras-chave: dc.subjectSituação na China-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleTópicos de fonética e fonologia do PE e o seu domínio entre os professores de PLE na China-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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