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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
Autor(es): dc.creator | Sun, Ye | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Liliana | - |
Autor(es): dc.creator | Li, Qinxue | - |
Autor(es): dc.creator | Lu, Chunhui | - |
Autor(es): dc.creator | Zhang, Chenlin | - |
Autor(es): dc.creator | Wang, Xiaoyue | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12010 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12010 | - |
Descrição: dc.description | Um bom domínio da fonética e da fonologia de uma língua estrangeira é fundamental para garantir uma interação bem-sucedida com os outros falantes, evitando-se quer as falhas na comunicação, quer as desvantagens sociais ligadas a uma menor competência nesta área. Este bom domínio exige uma atenção específica dos aprendentes e dos professores ao longo de vários níveis de proficiência da língua, já que muitos desvios fonético-fonológicos se tendem a manter e numerosas dúvidas específicas apenas surgem quando existe já um conhecimento básico do funcionamento sonoro da língua. Tal significa que, para estimular um bom desenvolvimento da fonética e da fonologia, não basta conhecer as regras básicas de transposição de letras em sons (e vice-versa) ou ter uma pronúncia correta; o professor precisa de possuir um conhecimento mais aprofundado sobre a fonética e fonologia da língua em causa. Para estudar a situação dos professores de PLE na China relativamente a este requisito, foi concretizado o projeto de investigação “Conhecimentos de fonética e fonologia para professores de Português como Língua Estrangeira: sistematização e validação”. Nesta comunicação pretende-se apresentar alguns dos resultados desse projeto, mais especificamente: (i) que necessidades de conhecimento foram identificadas; (ii) que soluções se podem propor para essas necessidades. Assim sendo, a presente comunicação incluirá (i) uma introdução ao problema, (ii) a apresentação dos objetivos, (iii) a descrição da metodologia usada para recolher as informações relevantes através de um inquérito, (iv) os resultados desse inquérito, (v) a discussão de tais resultados e (vi) uma proposta de soluções para o problema. Essa proposta inclui uma breve apresentação do livro Fonética e fonologia para o ensino do Português como Língua Estrangeira e a exemplificação de como usá-lo para o esclarecimento de questões em torno da sílaba fonética e gráfica que foram identificadas como problemáticas para os professores de PLE na China. | - |
Descrição: dc.description | Atas do 5.º Fórum Internacional, realizado na China, de 5-6 de julho de 2019. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Politécnico de Macau | - |
Relação: dc.relation | https://cpclp.ipm.edu.mo/actas-5-forum-internacional/ | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de português como língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fonética e fonologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Situação na China | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Título: dc.title | Tópicos de fonética e fonologia do PE e o seu domínio entre os professores de PLE na China | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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