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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
Autor(es): dc.creator | Xu, Yixing | - |
Autor(es): dc.creator | Du, Yantong | - |
Autor(es): dc.creator | Fu, Hanyu | - |
Autor(es): dc.creator | Hu, Jianing | - |
Autor(es): dc.creator | Lin, Ye | - |
Autor(es): dc.creator | Ma, Xianru | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Liliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12009 | - |
Descrição: dc.description | Apesar de nem sempre ter sido suficientemente valorizada no ensino de uma língua não materna (e.g. GRANT, 2014), é importante ensinar a pronúncia a aprendentes de língua estrangeira (e.g. SAITO, 2007) e vários trabalhos incluem propostas sobre a concretização desse ensino (e.g. GRANT, 2014). Por outro lado, sabe-se das dificuldades dos alunos chineses na aprendizagem de uma língua como o português (e.g. NUNES, 2015). Embora existam já alguns trabalhos com informações sobre estas dificuldades e as estratégias para as ultrapassar, quer com base na experiência docente (cf. WANG, 1991; XU, 2012), quer com base em dados empíricos (e.g. YANG et al., 2015; CASTELO & SANTOS, 2016), seria conveniente completar estes dados com informações oriundas de diferentes experiências docentes, que mostrassem um panorama global do perfil fonético-fonológico dos aprendentes chineses (em termos de dificuldades específicas e de estratégias didácticas mais adequadas para ensinar a pronúncia, através do treino da produção e do da compreensão ou percepção). Tendo em consideração tal contexto, esta comunicação identifica as linhas gerais desse perfil a partir da reflexão de docentes com experiência no ensino de português a aprendentes chineses. Assim, são analisadas as respostas de dez docentes a tópicos de reflexão sobre o tema em causa. As conclusões são apresentadas em termos de (i) dificuldades mais importantes entre os alunos chineses, (ii) estratégias mais úteis para o ensino da pronúncia, (iii) estratégias mais adequadas para o ensino da compreensão oral. Com base nestas dez experiências lectivas, contribui-se para a sistematização do perfil fonético-fonológico dos aprendentes chineses de Português como Língua Estrangeira. | - |
Descrição: dc.description | 4.º Fórum Internacional, realizado na Universidade de Comunicação da China, Pequim, de 8-9 de julho de 2017. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Politécnico de Macau | - |
Relação: dc.relation | https://cpclp.ipm.edu.mo/actas-4-forum-internacional/ | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de pronúncia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português como língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendentes chineses | - |
Título: dc.title | Experiência(s) no ensino da pronúncia a aprendentes chineses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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