Experiência(s) no ensino da pronúncia a aprendentes chineses

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Autor(es): dc.creatorXu, Yixing-
Autor(es): dc.creatorDu, Yantong-
Autor(es): dc.creatorFu, Hanyu-
Autor(es): dc.creatorHu, Jianing-
Autor(es): dc.creatorLin, Ye-
Autor(es): dc.creatorMa, Xianru-
Autor(es): dc.creatorSoares, Liliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12009-
Descrição: dc.descriptionApesar de nem sempre ter sido suficientemente valorizada no ensino de uma língua não materna (e.g. GRANT, 2014), é importante ensinar a pronúncia a aprendentes de língua estrangeira (e.g. SAITO, 2007) e vários trabalhos incluem propostas sobre a concretização desse ensino (e.g. GRANT, 2014). Por outro lado, sabe-se das dificuldades dos alunos chineses na aprendizagem de uma língua como o português (e.g. NUNES, 2015). Embora existam já alguns trabalhos com informações sobre estas dificuldades e as estratégias para as ultrapassar, quer com base na experiência docente (cf. WANG, 1991; XU, 2012), quer com base em dados empíricos (e.g. YANG et al., 2015; CASTELO & SANTOS, 2016), seria conveniente completar estes dados com informações oriundas de diferentes experiências docentes, que mostrassem um panorama global do perfil fonético-fonológico dos aprendentes chineses (em termos de dificuldades específicas e de estratégias didácticas mais adequadas para ensinar a pronúncia, através do treino da produção e do da compreensão ou percepção). Tendo em consideração tal contexto, esta comunicação identifica as linhas gerais desse perfil a partir da reflexão de docentes com experiência no ensino de português a aprendentes chineses. Assim, são analisadas as respostas de dez docentes a tópicos de reflexão sobre o tema em causa. As conclusões são apresentadas em termos de (i) dificuldades mais importantes entre os alunos chineses, (ii) estratégias mais úteis para o ensino da pronúncia, (iii) estratégias mais adequadas para o ensino da compreensão oral. Com base nestas dez experiências lectivas, contribui-se para a sistematização do perfil fonético-fonológico dos aprendentes chineses de Português como Língua Estrangeira.-
Descrição: dc.description4.º Fórum Internacional, realizado na Universidade de Comunicação da China, Pequim, de 8-9 de julho de 2017.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Politécnico de Macau-
Relação: dc.relationhttps://cpclp.ipm.edu.mo/actas-4-forum-internacional/-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de pronúncia-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês como língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectAprendentes chineses-
Título: dc.titleExperiência(s) no ensino da pronúncia a aprendentes chineses-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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