Validação de materiais para uma melhor interação em aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Autor(es): dc.creatorMorelo, Bruna-
Autor(es): dc.creatorSouza, José Peixoto Coelho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12007-
Descrição: dc.description4º Fórum Internacional, realizado na Universidade de Comunicação da China, Pequim, de 8-9 de julho de 2017.-
Descrição: dc.descriptionVários estudos se têm debruçado já sobre o perfil do aprendente chinês, concluindo (i) que podem existir diferenças marcantes entre as culturas de ensino e aprendizagem de estudantes chineses e professores ocidentais (e.g. CORTAZZI & JIN, 1996; MOUTINHO & PACHECO, 2012; RODRIGUES et al., 2008) e (ii) que é importante adaptar as estratégias de ensino-aprendizagem a este público-alvo (e.g. GROSSO, 2007), para assim se facilitar a eficácia destes processos e a interacção na sala de aula. Tendo em conta esta situação, foi concretizado um processo de validação de materiais didácticos construídos por uma docente portuguesa com o objectivo de, a partir de canções, treinar a pronúncia no Português Europeu de aprendentes chineses. Neste trabalho relata-se tal processo e reflecte-se sobre ele, para que a partilha desta experiência específica possa ajudar outros professores de português que queiram validar materiais didácticos a usar com aprendentes chineses. Para isso, começa-se por apresentar o procedimento usado – nomeadamente o objecto a validar, os pontos de análise e os métodos de validação utilizados. De seguida, apresentam-se os resultados deste processo, por exemplo, através da indicação da quantidade de objectos validados dos diferentes modos, da exemplificação das indicações recebidas, bem como da descrição das dificuldades encontradas. A partir dos resultados referidos, são destacados os pontos fortes e fracos do processo de validação utilizado, de modo a deixar recomendações úteis aos professores para futuras tarefas desta natureza e, assim, facilitar a cooperação entre professores de português que queiram validar materiais didácticos.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Politécnico de Macau-
Relação: dc.relationhttps://cpclp.ipm.edu.mo/actas-4-forum-internacional/-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectValidação-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectAprendentes chineses-
Título: dc.titleValidação de materiais para uma melhor interação em aula-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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