Quantas sílabas tem “cháv(e)na”?: sobre o impacto dos apagamentos vocálicos na segmentação silábica de crianças no ensino pré-escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFreitas, Maria João-
Autor(es): dc.creatorAfonso, Catarina-
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11998-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11998-
Descrição: dc.descriptionNo presente estudo, é discutida a natureza da informação linguística processada durante o desempenho de tarefas de consciência fonológica: (i) conhecimento fonológico, presente nas representações fonológicas armazenadas no léxico mental; (ii) informação fonética, disponível no sinal acústico dos estímulos fornecidos às crianças. Para tal, foi observado o comportamento de 23 crianças portuguesas (média etária: 5;04) a frequentar uma escola do Ensino Pré-escolar, no sentido de anular eventuais efeitos das representações ortográficas no desempenho da tarefa proposta. As crianças foram submetidas a uma prova de segmentação silábica de palavras, que incluía 19 estímulos distratores e 7 estímulos-alvo, apresentados com e sem apagamento de vogais átonas passíveis de serem suprimidas em contexto de fala espontânea. Os resultados mostraram não ser possível identificar apenas um tipo de processamento linguístico aquando da segmentação dos estímulos apresentados (acesso a representações fonológicas ou acesso a propriedades acústicas). Os resultados obtidos, nomeadamente os relativos a erros na segmentação dos estímulos presentes no instrumento, levaram-nos a colocar a hipótese da ativação de diferentes vias concorrentes no processamento de tarefas de consciência fonológica: acesso à representação fonológica; acesso à informação acústica; acesso a representações de diferentes formatos fonéticos possíveis para uma mesma entrada lexical.-
Descrição: dc.descriptionThe current study discusses the type of linguistic information assessed during the performance of tasks designed to test phonological awareness: (i) phonological knowledge, stored in the phonological representations in the mental lexicon; (ii) phonetic detail, available in the acoustic stimuli. We therefore evaluated 23 Portuguese children (mean age: 5;04), all preschoolers, in order to avoid the effect of orthographic representations. All children were submitted to a word segmentation task, which included 19 distractor stimuli and 7 target stimuli controlled for the presence/absence of unstressed vowels, based on the possible phonetic formats of these words in spontaneous speech. The results showed that children do not process the stimuli on the basis of one single type of linguistic information (phonological information in the lexical representations or acoustic properties of the stimuli). The children’s answers, namely the ones coded as segmentation errors, lead us to the formulate a hypothesis according to which several strategies may be activated during performance of tasks designed to assess phonological awareness: processing the word’s phonological representation; processing the phonetic detail in the acoustic stimulus; processing representations of different phonetic formats of a single word in European Portuguese, which seem to be part of the children’s awareness of their language.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho foi desenvolvido no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), no âmbito dos projetos PEst-OE/LIN/UI0214/2013 e UID/LIN/00214/2013, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/PEst-OE%2FLIN%2FUI0214%2F2013/PT-
Relação: dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F00214%2F2013/PT-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10451/33832-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência fonológica-
Palavras-chave: dc.subjectSílaba-
Palavras-chave: dc.subjectSegmentação de palavra-
Palavras-chave: dc.subjectRedução vocálica-
Palavras-chave: dc.subjectPhonological awareness-
Palavras-chave: dc.subjectSyllable-
Palavras-chave: dc.subjectWord segmentation-
Palavras-chave: dc.subjectVowel reduction-
Título: dc.titleQuantas sílabas tem “cháv(e)na”?: sobre o impacto dos apagamentos vocálicos na segmentação silábica de crianças no ensino pré-escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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