Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Morgado, Lina | - |
Autor(es): dc.creator | Bruno, Maria Luiza Panza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11981 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11981 | - |
Descrição: dc.description | A constante necessidade de adaptação, proveniente dos avanços tecnológicos que se apresentam a cada dia, obriga a sociedade atual a repensar suas estruturas e estratégias em todos os setores, de maneira rápida e eficaz. Nesse sentido, a educação não pode se furtar de realizar transformações para adequar a este cenário. A educação online vem cada vez tomando mais espaço e protagonismo na sociedade, tornando-se uma ferramenta imprescindível para a aprendizagem. Considerando a aquisição de competências mediadas pela tecnologia e as certificações digitais por meio de Badges, o objetivo desta investigação é realizar um estudo sobre as principais iniciativas da implantação de credenciais digitais já existentes na União Europeia (UE) e, com base nas experiências e resultados obtidos através dessas, propor a adoção de um modelo estrutural para implantação deste tipo de certificação digital na Universidade Aberta de Lisboa (UAb). Para que a adoção dessa certificação seja viável, é fundamental considerar que a descrição das credenciais digitais utilize critérios padronizados e de qualidade reconhecida, que estejam alinhados às políticas e diretrizes da Comissão Europeia. Além disso, a solução proposta deve ter como objetivo a interoperabilidade da credencial junto aos países membros da UE, superando os desafios envolvidos na gestão, verificação e compartilhamento dos Badges. | - |
Descrição: dc.description | The constant need for adaptation, consequence of the technological advances that are presented every day, forces today's society to rethink its structures and strategies in all sectors, in a quick and effective way. In this sense, education cannot avoid making changes to adapt to this scenario. Online education is increasingly taking more space and prominence in society, becoming an essential tool for learning. Considering the acquisition of skills mediated by technology and digital certifications through Badges, the objective of this investigation is to conduct a study on the main initiatives that already exist in the European Union (EU) for the implantation of digital credentials and, based on the experiences and results obtained through these, propose the adoption of a structural model for the implementation of this type of digital certification at the Lisbon Open University (Universidade Aberta de Lisboa – UAb). In order to make the adoption of this digital certification viable, it is essential to consider that the description of digital credentials must use standardized criteria of recognized quality, in line with the policies and guidelines of the European Commission. In addition, the proposed solution must aim at the credential's interoperability with EU member countries, overcoming the challenges involved in managing, verifying, and sharing Badges. | - |
Descrição: dc.description | A investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Certificação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Badges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competencies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital credentials | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | - |
Título: dc.title | Tendências emergentes na certificação da aprendizagem e das competências digitais: estudo de boas práticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: