Presença do Plano Nacional de Cinema nas redes sociais: que boas práticas ?

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Autor(es): dc.creatorPinto, João-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11974-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11974-
Descrição: dc.descriptionTexto integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, nomeadamente no projeto de tese do primeiro autor, inscrito no doutoramento em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve.-
Descrição: dc.descriptionCom esta proposta pretendemos apresentar boas práticas na utilização das Redes Sociais pelo Plano Nacional de Cinema (PNC), um estudo norteado pelo quadro teórico assente na tríade Educação/Cinema/Redes Sociais, uma relação que se afigura como inevitável. Atualmente, as tecnologias integram o nosso quotidiano, promovendo novos estilos de vida digitais, próprios de uma sociedade em rede, que influenciam a educação e, especificamente, as práticas curriculares. O cinema, enquanto arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, e encontra agora novas possibilidades, que influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC, reforçando os seus objetivos educacionais. É neste cenário que temos vindo a estudar a presença desta iniciativa governamental nas redes sociais, no âmbito de um projeto de investigação mais amplo financiado pela FCT (SFRH/BD/137359/2018). Neste sentido, propomo-nos refletir sobre o conceito de boa prática, apresentando algumas contribuições científicas, e sobre as opções metodológicas, delineadas para analisar a presença do PNC nas redes sociais. Finalmente, exporemos um mapeamento de boas práticas, destacando casos relacionados com as interações, publicações e conteúdos partilhados. Os resultados do estudo exemplificam boas utilizações, que traduzem o potencial das redes sociais para funcionarem como um espaço complementar à presença do PNC nas escolas, contribuindo, ainda, para a implementação de novas dinâmicas pedagógicas.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação de Investigadores da Imagem em Movimento-
Relação: dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBD%2F137359%2F2018/PT-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Nacional de Cinema (PNC)-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade em rede-
Palavras-chave: dc.subjectBoas práticas-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titlePresença do Plano Nacional de Cinema nas redes sociais: que boas práticas ?-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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