Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Domingos | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Claudia | - |
Autor(es): dc.creator | Tinoca, Luís | - |
Autor(es): dc.creator | Viseu, Sofia | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11959 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11959 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta os aspetos mais relevantes de uma investigação realizada entre 2017 e 2018 cujo propósito fundamental foi compreender melhor o que terá mudado no sistema escolar português que possa ter contribuído para a melhoria do desempenho dos alunos portugueses no Programme for International Student Assessment (PISA). O método utilizado, qualitativo por natureza, foi concebido para recolher dados em cada um dos seguintes domínios: conhecimento produzido no âmbito do PISA; políticas públicas de educação que se desenvolveram a partir da publicação, em 1986, da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE); perceções de intervenientes (docentes, diretores e inspetores de escolas) acerca das relações entre as políticas públicas de educação e a melhoria do desempenho dos alunos. Os resultados da investigação mostraram que os programas que materializaram as políticas públicas nas últimas três décadas estão relacionados com melhorias sensíveis na organização e funcionamento pedagógico das escolas, nas práticas de ensino dos docentes e nos seus processos de cooperação e de colaboração. Estas políticas e aquelas melhorias poderão ajudar a compreender o desempenho crescentemente positivo dos alunos portugueses no PISA. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Arizona State University | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas de educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | PISA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliações internacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Relações entre as políticas públicas e o desempenho de Portugal no PISA (2000-2015) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: