Relações entre as políticas públicas e o desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernandes, Domingos-
Autor(es): dc.creatorNeves, Claudia-
Autor(es): dc.creatorTinoca, Luís-
Autor(es): dc.creatorViseu, Sofia-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11959-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11959-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta os aspetos mais relevantes de uma investigação realizada entre 2017 e 2018 cujo propósito fundamental foi compreender melhor o que terá mudado no sistema escolar português que possa ter contribuído para a melhoria do desempenho dos alunos portugueses no Programme for International Student Assessment (PISA). O método utilizado, qualitativo por natureza, foi concebido para recolher dados em cada um dos seguintes domínios: conhecimento produzido no âmbito do PISA; políticas públicas de educação que se desenvolveram a partir da publicação, em 1986, da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE); perceções de intervenientes (docentes, diretores e inspetores de escolas) acerca das relações entre as políticas públicas de educação e a melhoria do desempenho dos alunos. Os resultados da investigação mostraram que os programas que materializaram as políticas públicas nas últimas três décadas estão relacionados com melhorias sensíveis na organização e funcionamento pedagógico das escolas, nas práticas de ensino dos docentes e nos seus processos de cooperação e de colaboração. Estas políticas e aquelas melhorias poderão ajudar a compreender o desempenho crescentemente positivo dos alunos portugueses no PISA.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherArizona State University-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas de educação-
Palavras-chave: dc.subjectPISA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade da educação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliações internacionais-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titleRelações entre as políticas públicas e o desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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