Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Correia, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Caeiro, Pedro Miguel Branco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11957 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11957 | - |
Descrição: dc.description | Os materiais autênticos revestem-se de grande importância no ensino de uma língua não materna para fins específicos, uma vez que replicam situações da vida real e, se o estudante conseguir compreender e produzir textos escritos e/ou orais da sua área profissional, as suas necessidades têm uma maior probabilidade de serem supridas. No entanto, a utilização de materiais autênticos, mais ou menos adaptados, nem sempre é fácil de concretizar no ensino de uma língua não materna para fins específicos, especialmente em níveis de proficiência iniciais, dadas as limitadas competências de compreensão oral ou escrita dos estudantes. Nesta tese, será ainda abordada a importância da elaboração de materiais baseados em tarefas na aprendizagem de uma língua para fins específicos e da autenticidade na elaboração dos materiais didáticos, como forma de motivar e preparar os estudantes para o uso da língua no desempenho das suas funções profissionais. Finalmente, é discutido o uso de materiais autênticos nos níveis iniciais de aprendizagem de uma língua e as adaptações a que esses materiais têm de ser submetidos para que a sua utilização seja possível. A vertente empírica desta tese consistiu na aplicação de questionários a estudantes e professores dos cursos de língua não materna para fins específicos de nível A1 lecionados pelo Instituto Português do Oriente, em Macau, de forma a conhecer a sua opinião acerca da autenticidade dos materiais didáticos utilizados e a sua eficácia no processo de aprendizagem. Foi ainda disponibilizado um questionário a outros professores de português língua não materna, com o propósito de saber se e como estes produzem materiais didáticos autênticos. Os resultados destes questionários demonstram que é possível utilizar, com eficácia, materiais autênticos no nível A1, desde que devidamente adaptados, e também a concordância de estudantes e professores acerca da maior eficácia do uso de materiais autênticos. A partir destes resultados, são feitas recomendações acerca do uso de materiais autênticos no ensino uma língua não materna para fins específicos. | - |
Descrição: dc.description | Authentic materials are considered an essencial factor in teaching a foreign language for specific purposes, since they replicate real life situations and, if the student is able to understand and read/write texts from his/her professional area, his/her needs have a greater probability of being satisfied. However, using authentic materials, more or less adapted, is not always easy to do when teaching a foreign language for specific purposes, especially in the beginner proficiency levels, due to the students’ limited listening and reading abilities. This thesis argues for the importance of task-based teaching materials when teaching a language for specific purposes and the relevance of authenticity when designing teaching materials, as a way to motivate and prepare the students for using the language in their professional life. Finally, it discusses the use of authentic materials with beginner students and how those materials should be adapted to make them usable in such context. The empirical part of this thesis consisted on the application of questionnaires, which were sent to students and teachers of the Instituto Português do Oriente’s foreign language A1 level courses for specific purposes, to know their opinion about the materials’ authenticity and how efficient they are in the learning process. Another questionnaire was sent to teachers of Portuguese as a foreign language, to know whether and how authentic teaching materials are designed. The results of the questionnaires confirm that it’s possible to effectively use authentic materials at the A1 level, as long as they are properly adapted, and also a significant agreement from both the students and the teachers about the greater effectiveness of authentic materials. From these results, recommendations are made about the use of authentic materials when teaching a foreign language for specific purposes. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autenticidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fins específicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nível A1 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino do português | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português língua não materna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | Authenticity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Specific purposes | - |
Palavras-chave: dc.subject | A1 level | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | O uso de materiais autênticos com estudantes A1 no ensino de português língua não materna para fins específicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: