Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernardo, Maria do Rosário Matos-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Luísa-
Autor(es): dc.creatorLoução, Isabel Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11956-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11956-
Descrição: dc.descriptionO empreendedorismo digital representa um campo de grande atualidade porque os avanços na tecnologia e infraestruturas têm criado uma variedade de oportunidades para os empresários. Embora a sociedade tenha prestado muita atenção aos modelos empresariais digitais, pouca pesquisa foi feita sobre desafios, oportunidades e fatores de sucesso associados ao empreendedorismo digital. Este trabalho procura compilar literatura de última geração sobre empreendedorismo digital e fornecer um esboço abrangente dos principais tópicos discutidos na literatura relevante. Foi realizada uma pesquisa abrangente em cinco grandes bases de dados eletrónicas, nomeadamente a Sage, a Springer, a Science Direct/Elsevier, a Taylor & Francis, e a Emerald, para além da consulta de outros artigos da especialidade existentes fora destas bases de dados. Com base na revisão da literatura, foram identificados alguns grandes tópicos de investigação no campo do empreendedorismo digital: empreendedorismo, modelos de negócio, estratégias de plataforma, ecossistema digital, educação para o empreendedorismo e empreendedorismo digital social. Cada uma destas seis linhas de investigação foi revista e inclui quaisquer provas atuais relativas a cada uma delas que tenham sido identificadas. Foram realizados dois estudos de caso de negócios digitais, lançados recentemente em Portugal: a Uber Eats e a Glovo, que atuam na área de entrega ao domicílio de refeições e outros artigos. Em relação a cada um deles foram analisados os seguintes aspetos: caracterização do negócio, vendas, receitas, lucros, dívidas, investimentos, empregados, modelo de negócio, níveis de satisfação dos clientes e dos empregados, atividade em Portugal e dificuldades encontradas. Os estudos de caso revelaram que, embora os dois negócios operam em parte no mesmo mercado e apresentem algumas semelhanças ao nível de atuação e modelos de negócio, também apresentam resultados diferenciados. A revisão da literatura em conjugação com a análise dos casos referidos permitiu tirar algumas conclusões sobre os principais fatores a considerar para a implementação de um modelo digital de sucesso.-
Descrição: dc.descriptionDigital entrepreneurship represents a highly topical field because advances in technology and infrastructure have created a variety of opportunities for entrepreneurs. While society has paid much attention to digital business models, little research has been done on the challenges, opportunities and success factors associated with digital entrepreneurship. This document compiles the state-of-the-art of literature on digital entrepreneurship and provides a comprehensive outline of the main topics discussed in the relevant literature. A comprehensive search was conducted in five major electronic databases, namely Sage, Springer, Science Direct/Elsevier, Taylor and Francis, and Emerald, in addition to the consulting of other specialty articles existing outside these databases. Based on the literature review, six major research topics were identified in the field of digital entrepreneurship: entrepreneurship, business models, platform strategies, digital ecosystem, entrepreneurship education and social digital entrepreneurship. Each of these six lines of research has been reviewed and includes any current evidence relating to each that has been identified. Two case studies of digital businesses recently launched in Portugal were conducted: Uber Eats and Glovo, which operate in the area of home delivery of meals and other items. For each of them, the following aspects were analysed: business characterisation, sales, revenues, profits, debts, investments, employees, business model, customer and employee satisfaction levels, activity in Portugal and difficulties encountered. The case studies revealed that, although the two businesses operate partly in the same market and present some similarities in terms of operation and business models, they also present different results. The literature review in conjunction with the analysis of the referred cases allowed us to draw some conclusions about the main factors to consider for the implementation of a successful digital model.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectDigital-
Palavras-chave: dc.subjectModelos de negócios-
Palavras-chave: dc.subjectNegócio digital-
Palavras-chave: dc.subjectOportunidades-
Palavras-chave: dc.subjectDigital entrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectOpportunity-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness model-
Palavras-chave: dc.subjectDigital business-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleEmpreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.