Acolhimento e integração como valor estratégico: análise do sistema institucional de apoio ao estudante virtual da UAb

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.creatorNeves, Ana Maria-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11935-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11935-
Descrição: dc.descriptionO estudante online diferencia-se tipicamente no seu perfil do estudante do ensino presencial por geralmente ter já responsabilidades familiares e profissionais. Trata-se habitualmente de um adulto que retoma a sua atividade como estudante, na maior parte dos casos, após vários anos de interrupção. Ser estudante online implica muito mais do que o simples acesso a um computador e à internet. Implica, antes de mais, uma predisposição para aprender, comunicar e expressar-se de forma diferente daquela que acontece nos contextos presenciais. Implica utilizar e manipular tecnologias num contexto em que o papel do estudante e do professor são diferentes daqueles assumidos no ensino presencial. As universidades abertas possuem sofisticadas estruturas de acolhimento do estudante e de apoio à sua integração na instituição, de modo a combater o abandono precoce. Neste capítulo, descrevem-se as características do perfil do estudante online, analisam-se algumas das variáveis a considerar pela instituições para o seu envolvimento na aprendizagem e discute-se porque os sistemas de apoio devem ser desenhados enquanto instrumentos estratégicos. Por fim, apresenta-se o sistema de acolhi mento e integração do estudante desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa, mostrando como este radica numa visão estratégica e se articula em torno de uma compreensão holística e dinâmica da cultura institucional.-
Descrição: dc.descriptionThe online student typically differs in profile from the face-to-face student in that he or she usually already has family and work responsibilities. They are usually adults who are resuming their activity as activity as a student, in most cases after several years of interruption. Being an online student implies much more than just access to a computer and the Internet. It implies, first of all, a predisposition to learn, communicate and express oneself differently than in face-to-face contexts. that happens in face-to-face contexts. It implies using and manipulating technologies in a context where the role of the student and the teacher are different from those assumed in face-to-face teaching. Open universities have sophisticated structures for welcoming students and supporting their integration into the institution in order to combat early withdrawal. In this chapter, the characteristics of the online student profile are described, some of the variables to be considered by institutions for their engagement in learning are analyzed, and we discuss why support systems should be designed as strategic instruments. Finally, we present the student welcome and integration system developed at Universidade Aberta in Portugal, showing how it is based on a strategic vision and articulated around a holistic and dynamic understanding of institutional culture.-
Descrição: dc.descriptionEl perfil del estudiante en línea suele diferir del estudiante presencial en que generalmente ya tiene responsabilidades familiares y profesionales. Suelen ser adultos que retoman su actividad como estudiante, en la mayoría de los casos tras una pausa de varios años. Ser un estudiante en línea implica mucho más que el acceso a un ordenador y a Internet. Implica, sobre todo, una predisposición a aprender, comunicar y expresarse de una manera diferente a la de los contextos presenciales que ocurre en contextos cara a cara. Implica el uso y la manipulación de las tecnologías en un contexto en el que el papel del alumno y del profesor son diferentes a los que se asumen en la enseñanza presencial. Las universidades abiertas cuentan con sofisticadas estructuras para acoger a los estudiantes y apoyar su integración en la institución con el fin de combatir el abandono temprano. En este capítulo se describen las características del perfil del estudiante en línea, se analizan algunas de las variables que deben considerar las instituciones para su compromiso con el aprendizaje y se discute por qué los sistemas de apoyo deben ser diseñados como instrumentos estratégicos. Por último, se presenta el sistema de acogida e integración de estudiantes desarrollado en la Universidade Aberta de Portugal, que muestra cómo se basa en una visión estratégica y se articula en torno a una comprensión holística y dinámica de la cultura institucional.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEdiciones UAPA-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante online-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de apoio-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Aberta-
Palavras-chave: dc.subjectMódulo de ambientação-
Palavras-chave: dc.subjectiMOOC-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleAcolhimento e integração como valor estratégico: análise do sistema institucional de apoio ao estudante virtual da UAb-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.