Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNicola, Rosane-
Autor(es): dc.creatorAmante, Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:00:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:00:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11914-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18222/eae.v32.7582-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11914-
Descrição: dc.descriptionO artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.-
Descrição: dc.descriptionThe present article aims to describe intervention, using rubrics, in the evaluation of student performance, production and procedures related to a given competency. It is based on the edumetric approach, recognizably more fair for the evaluation of competencies, due to its training function. Aspects of this new culture of evaluation are revealed, as well as evaluation criteria, qualitative levels and a grading strategy using rubrics. A case study of the construction of a rubric by a professor in higher education, and its reformulation under the guidance of one of the present authors, is presented. It is based on the consistency dimension of a pedagogical evaluation design model in a digital context. It reflects on the need for technical support for the teacher, in order to construct rubrics under the proposed model.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação Carlos Chagas-
Relação: dc.relationhttp://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/7582-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInstrumentos de avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de competências-
Palavras-chave: dc.subjectCritérios de avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectRubricas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectMeasuring instrument-
Palavras-chave: dc.subjectSkills evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation criteria-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Título: dc.titleRubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.