Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Paulo Nunes da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Joana Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Sitoe, Marta Zefanias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11913 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11913 | - |
Descrição: dc.description | Embora múltiplos géneros do discurso académico tenham sido investigados a partir dos textos (Swales 1990, 2004; Bazerman et al. 2005; Bennett 2011; Rose e Martin 2012), em Portugal, a pesquisa aplica-se sobretudo à literacia académica, entendida por vezes restritivamente como o conjunto de procedimentos inerentes à elaboração de trabalhos académicos (Madeira e Abreu 2004; Oliveira 2018; Correia e Mesquita, 2012). Estudos sobre como se comunica ciência em português são escassos (Bennett 2011, 2014; Carvalho 2008; Barbeiro, Pereira e Brandão 2015; Duarte e Pinto 2015), pelo que se justifica o mapeamento sistemático dos géneros académicos, bem como a elaboração de materiais que promovam a melhoria das competências exigidas a estudantes e investigadores. O presente artigo, que descreve um projeto de investigação sobre géneros académicos justificando as suas potenciais aplicações na formação terciária, explicita os géneros textuais estudados, os objetivos científicos e pedagógicos do seu mapeamento, o enquadramento teórico compósito, ancorado no Interacionismo Sociodiscursivo, as metodologias, os resultados a diferentes géneros, a recolha e disponibilização de corpora e as futuras linhas de pesquisa. Entre as principais conclusões avulta a hipótese de que estará em curso um processo de estandardização na escrita académica em Portugal, por influência de modelos internacionais, bem como a necessidade de elaboração de materiais específicos para o ensino-aprendizagem da comunicação em contexto académico. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | CELGA-ILTEC/ESECS-IPL | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F04887%2F2013/PT | - |
Relação: dc.relation | https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/4543/4/Discurso%20Acad%c3%a9mico_ENDA1_DOI.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Género académico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tese de doutoramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abstract | - |
Palavras-chave: dc.subject | Introdução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artigo científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano de texto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voz autoral | - |
Título: dc.title | Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: