Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Paulo Nunes da-
Autor(es): dc.creatorSantos, Joana Vieira-
Autor(es): dc.creatorSitoe, Marta Zefanias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11913-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11913-
Descrição: dc.descriptionEmbora múltiplos géneros do discurso académico tenham sido investigados a partir dos textos (Swales 1990, 2004; Bazerman et al. 2005; Bennett 2011; Rose e Martin 2012), em Portugal, a pesquisa aplica-se sobretudo à literacia académica, entendida por vezes restritivamente como o conjunto de procedimentos inerentes à elaboração de trabalhos académicos (Madeira e Abreu 2004; Oliveira 2018; Correia e Mesquita, 2012). Estudos sobre como se comunica ciência em português são escassos (Bennett 2011, 2014; Carvalho 2008; Barbeiro, Pereira e Brandão 2015; Duarte e Pinto 2015), pelo que se justifica o mapeamento sistemático dos géneros académicos, bem como a elaboração de materiais que promovam a melhoria das competências exigidas a estudantes e investigadores. O presente artigo, que descreve um projeto de investigação sobre géneros académicos justificando as suas potenciais aplicações na formação terciária, explicita os géneros textuais estudados, os objetivos científicos e pedagógicos do seu mapeamento, o enquadramento teórico compósito, ancorado no Interacionismo Sociodiscursivo, as metodologias, os resultados a diferentes géneros, a recolha e disponibilização de corpora e as futuras linhas de pesquisa. Entre as principais conclusões avulta a hipótese de que estará em curso um processo de estandardização na escrita académica em Portugal, por influência de modelos internacionais, bem como a necessidade de elaboração de materiais específicos para o ensino-aprendizagem da comunicação em contexto académico.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCELGA-ILTEC/ESECS-IPL-
Relação: dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F04887%2F2013/PT-
Relação: dc.relationhttps://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/4543/4/Discurso%20Acad%c3%a9mico_ENDA1_DOI.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGénero académico-
Palavras-chave: dc.subjectTese de doutoramento-
Palavras-chave: dc.subjectAbstract-
Palavras-chave: dc.subjectIntrodução-
Palavras-chave: dc.subjectArtigo científico-
Palavras-chave: dc.subjectPlano de texto-
Palavras-chave: dc.subjectVoz autoral-
Título: dc.titleItinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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