Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Paulo Nunes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11898 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11898 | - |
Descrição: dc.description | Diversas disciplinas e áreas de investigação linguística privilegiam atualmente o estudo e a teorização sobre os géneros (Bronckart 1997; Adam 2008; Maingueneau 2014; Swales 2004; Devitt 2004; i.a.). Ao longo dos últimos anos, foram propostos múltiplos conceitos associados aos géneros, como resultado da realização de pesquisas e da apresentação de propostas conceptuais que incidem nas relações entre essas categorias. Porém, os conceitos nem sempre são designados e definidos de forma clara e inequívoca. Este artigo tem como objetivo principal apresentar e sistematizar as propostas de autores que teorizaram sobre as relações entre géneros (Rastier 2001; Swales 2004; Devitt 2004), procurando comparar e articular as suas conceções com as de outros investigadores que também refletiram acerca dos mesmos temas (Adam 2011; Maingueneau 2014). A síntese crítica que se propõe demonstra que o uso de etiquetas diferentes para referir os mesmos conceitos e de etiquetas iguais para referir conceitos distintos pode suscitar equívocos. Acresce que, pontualmente, se observam sobreposições parciais entre eles. As reflexões expostas pretendem constituir um contributo para que os conceitos em causa sejam compreendidos de forma mais clara. | - |
Descrição: dc.description | In recent years, several research and disciplinary areas have been focusing on analysing and developing theoretical concepts about genres and genre relations (Bronckart 1997; Adam 2008; Maingueneau 2014; Swales 2004; Devitt 2004; i.a.). As a result, multiple concepts related to genres have been introduced. However, these concepts are not always clearly described, distinguished or characterized. This paper intends to present and to define different proposals by several authors (Rastier 2001; Swales 2004; Devitt 2004) and to compare them with other theoretical reflections about the same issues (Adam 2011; Maingueneau 2014). This contrastive analysis shows that misconceptions may arise as a consequence of using the same label to refer to different concepts and adopting different labels to refer to the same concept. Occasionally, possible examples of conceptual overlapping were detected. These reflections are, therefore, intended as a contribution to ensure that the concepts are more clearly understood. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F04887%2F2019/PT | - |
Relação: dc.relation | https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/9477 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Géneros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades discursivas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tipos de discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações entre géneros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse communities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse types | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genre relations | - |
Título: dc.title | Redes, cadeias, sistemas e reportórios: sobre as relações entre géneros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: